domingo, 27 de fevereiro de 2011

ESPÉCIMES PEÇONHENTOS ENCONTRADOS NO BRASIL


 Segue a lista das cobras venenosas mais comuns no Brasil:

1-                 Jararaca (Bothrops)

Este gênero de serpente é o mais conhecido e encontrado. Poderíamos, numa definição geral, dizer que este é o gênero da jararaca e suas irmãs, ou seja, todas são jararacas, isto porque suas peçonhas são de igual teor tóxico, com algumas poucas diferenças. Este gênero se subdivide em várias espécies e algumas mais conhecidas serão descritas abaixo. É certo que, entre uma e outra espécie existem diferenças, mas muito pouca no veneno. Sua maior ocorrência vai desde o Rio Grande do Sul até o sul da Bahia, leste do Mato Grosso, e em todo o Nordeste. Ocorre em todo o território brasileiro e em boa parte da América do Sul. Neste gênero, encontraremos 22 espécies. Habita os campos, bosques, e, sobretudo, campos cultivados, onde existem grande número de roedores, que constituem sua alimentação. Ex: urutu cruzeiro, cotiara, jararaca ilhôa, jararaca, jararacuçu, caiçaca, jararaca pintada, boca de sapo, etc, sendo todos Bothops seus nomes científicos.Ex: B.alternatus, B.cotiara, B.insularis, B.jararaca, B.jararacuçu, B.caiçaca, B.moojeni.
Possuem fosseta loreal.


2- Cascavel (Crotalus)

Crotalus durissus, ou cascavel. Nos fixaremos somente neste nome popular, pois assim o é chamada na maioria das regiões onde é encontrada. Peçonha do tipo neurotóxico – ataca o Sistema Nervoso Central-, e hemolítico – destruição das hemácias. A ação neurotóxica é do tipo nefrotóxica atacando diretamente os rins, causado parada renal, e por conseqüência morte. Possui, no final da cauda, um dispositivo (guizo ou chocalho) que o faz vibrar, produzindo um som característico. Este dispositivo é o resquício de trocas sucessivas de pele, e, a cada troca, aumenta um elo do conjunto sonoro. Encontrada em toda a América, procuram lugares quentes e ensolarados, e evitam florestas úmidas e quentes. No Brasil, o gênero Crotalus é dividido em 6 espécies. Seu alimento geralmente consiste de pequenos mamíferos, e, algumas vezes, inclui também pássaros. Possuem fosseta loreal.


3. Cobra Coral (Micrurus)
 
Conhecidas simplesmente como cobras corais, ou Corais Verdadeiras. Isto porque na mãe Natureza existem alguns outros animais que mimetizam as cores desses animais peçonhentos, para sua proteção diante de predadores, chamadas de corais falsas. Encontra-se em todo o continente Americano, e alimenta-se de pequenas aves e mamíferos. A peçonha é do tipo neurotóxico, com os sintomas parecidos com os da cascavel, com a diferença de também atacar o aparelho respiratório, causando a parada do diafragma , levando à morte por asfixia. Animal bonito e admirável pelos seus anéis coloridos, não explicados nem pelos especialistas, pois é um animal subterrâneo e de hábitos noturnos. Possui olhos pequenos e redondos, ponta da cauda romba, animal pouco agressivo com movimentos lentos e tranqüilos, pouco ou nenhum movimento do pescoço por não possuir as vértebras Atlas e Axis. No Brasil, gênero subdividido em 19 espécies. Não possuem fosseta loreal.


4- Surucucu (Lachesis) 

Conhecidas como surucucu, surucucu pico de jaca, surucucu de fogo e surucutinga. Encontradas nas florestas tropicais escuras e úmidas, e podem, ocasionalmente, ser encontradas em florestas secundárias. É a segunda maior serpente venenosa do mundo (a primeira é a naja ou cobra rei), mas apesar de ser a segunda em tamanho, é a de maior peso. Alimenta-se de pequenos mamíferos e roedores, proporcionais a seu tamanho, tais como filhotes de paca,e de cotia, etc. Sua calda termina em uma vértebra córnea em forma de espinho, e suas escamas finais são arrepiadas, denunciando sua presença quando passa no meio dos arbustos ou quando agita a calda, demonstrando sua agressividade para algum predador ou algum transeunte distraído. Segundo o dito popular (folclore) nas regiões onde habita, este animal “também pica com a calda”. Gênero subdividido em 3 espécies, sendo só uma delas encontrada no Brasil. Possuem fosseta loreal.

Fonte: Animais peçonhentos

Nenhum comentário:

Postar um comentário