quinta-feira, 10 de março de 2011

DORMIDEIRA

Nome popular: Dormideira, Jararaquinha dormideira
Classe: Reptilia.
Ordem: Squamata.
Família: Colubridae.
Nome científico: Sibynomorphus mikanii
Distribuição: Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
Habitat: Cerrado.
Hábito: Noturno.
Particularidades: Muitas pessoas as chamam de Jararaquinha dormideira.
Trata-se de uma cobra extremamente inofensiva e calma, mesmo quando manipulada com as mãos. É muito comum encontra-las em hortas, lugar frequentado pelas lesmas do qual se alimenta. Seu tamanho varia de 15cm até 40cm. Como não é peçonhenta, é uma excelente candidata para quem gosta de criar esses animais.
Ela, assim como as outras cobras que podem ser criadas em casa, mordem se manipuladas de forma errada, mas não tem veneno e a picada não é dolorosa.

Hábitos alimentares: Alimenta-se de lesmas.

Reprodução: Ovípara, coloca entre 05 e 10 ovos com o
nascimento previsto para início da estação chuvosa.

Fonte: http://animal-planet-brasil.blogspot

2 comentários:

  1. Amigo encontrei uma cobra dessa em alface aqui em casa , coloquei ela em um lugar com pedras água até poder ter a chance de solta-la em algum lugar , meus pais não querem se desfazer dela pois não temos animais ... tentamos alimenta-la com lesma mas ela não quis comer ... não era essa lesma marrom que eu sempre vejo em videos , até porque não sei se ela é vendida , ou algo do tipo , tem como me ajudar ? obrigado cara.

    ResponderExcluir
  2. Olá se sua serpente não come a 5 dias pelo fator de ser inofensiva tem que forçá-lá a come uma lesma se for média corte em pedaços e pegue sua serpente com luvas e deslocado a mandigo lá colocar na boca com uma pinça mais tomar cuidado ⚠ pra não ferir o machucar ela se não consegui devolva ela pra mãe natureza que ela se em carregar disso se não ela morre de fome,

    ResponderExcluir