domingo, 13 de março de 2011

JACARÉ-AÇU

Nome Científico: Melanosuchus niger
Família: Alligatoridae
Ordem: Crocodylia
Distribuição: Amazônia.
Habitat: Rios, igarapés e lagos da bacia amazônica.
Alimentação: Carnívoro, pode-se dizer que se alimenta de quase todos os animais da floresta. Sua dieta inclui peixes, aves, mamíferos e até piranhas.

Reprodução: O acasalamento acontece na água, mas os ovos são postos em um ninho, construído na beira de rios e lagos. Em média são de 40 a 50 ovos, uma vez por ano. Depois de um mês de incubação, eles eclodem. Os filhotes nascem, em geral, com 30 centímetros de comprimento. 

Conservação: Ameaçado de extinção.

Conhecido por jacaré-preto, caimão-preto, jacaré-aruará ou jacaré-gigante, o açu (palavra que significa grande) é o maioral entre os répteis sul-americanos. Tanto que chega a atingir 6 metros de comprimento e pesar até 300 quilos.

Poderoso como ele só, tem um focinho grande e curto e placas ósseas na barriga. Quando nada, faz um movimento ondulante com a cauda. Pode viver entre 80 e 100 anos. Vale dizer: seus olhos e narinas são bem salientes, o que além de um ar assustador, confere a ele a possibilidade de ficar semi-submerso na água.

Diferentemente de outros animais de sua família, que possui quatro gêneros distintos (Alligator, Caiman, Melanosuchus e Paleosuchus), hoje é muito raro encontrá-lo na natureza, pois está ameaçado de extinção, principalmente pela caça indiscriminada (em função de sua pele). Soma-se isso, também são mortos por fazendeiros (que acreditam que eles são uma ameaça às pessoas e às suas criações) e em função de sua própria carne, muito apreciada por moradores da região.

Fonte: http://www.animal-planet-brasil.blogspot.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário