quinta-feira, 24 de março de 2011

PETEINNOSSAURO

O Peteinossauro era um réptil voador, um dos primeiros pterossauros conhecidos do período de Triássico. De fósseis achados, os paleontologistas concluiram que sua habilidade para voar já era bem desenvolvida.
Tinha um esqueleto oco e leve. Suas asas consistiam em pele estirada entre um dedo comprido de sua mão que iam até seus tornozelos. Os Peteinossauros são uns dos vertebrados que mais cedo demonstrou evidências de vôo.
Teve um rabo longo, de aproximadamente 20 centímetros, o qual usou para fazer manobras precisas. Esto foi feito de vértebras e fortalecido com cartilagem.
Foi classificado segundo o tamanho e por causa dos dentes cônicos e afiado, que provavelmente comeria insetos e por isso teve êxito na evolução das asas.
Foram descobertos fósseis de Peteinossauros formosamente preservados em pedras que datam do período de Triássico, perto de Cene, nos Alpes italianos. Pterossauros são largamente considerados primos íntimos dos dinossauros, mas a ausência de formas transitivas significa que isto não é completamente certo. 

Dados do Pterossauro

Nome: Peteinossauro
Época: Triássico de 228 à 215 milhões de anos atrás
Local em que viveu: Europa
Peso: Cerca de 200 gramas
Tamanho: 60 centímetros de envergadura.
Alimentação: Herbívora

Fonte: www.avph.hpg.ig.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário