domingo, 27 de março de 2011

TARTARUGA ALMISCARADA MEXICANA GIGANTE

A Tartaruga Almiscarada Mexicana Gigante (staurotypus triporcatus) ou do inglês Mexican giant musk turtle. Sua carapaça é de coloração marrom com manchas pretas, possuindo 3 quilhas longitudinais. O plastrão é bem pequeno, em formato de cruz, protegendo muito pouco da parte inferior do animal e de coloração amarelo-claro, possuem uma certa articulação na parte traseira do plastrão, proporcionando certo efeito de fechamento entre o plastrão e a carapaça. A cabeça é grande e bem escura, apresentando manchas claras, que vão desaparecendo com o tempo, as patas são muito fortes e de coloração escura.
Essa espécie habita o México, na região de Veracruz, em Belize e Honduras. Se caracterizam por serem muito agressivas, tanto com outras espécies de tartarugas, quanto entre outras da mesma espécie e devido ao seu grande porte e potentes mandíbulas, também oferecem certo perigo aos seres humanos, necessitando de grande cuidado ao serem manipuladas.
A alimentação é onívora, se alimentando de tudo que puder, preferindo alimentos a base de carne, na natureza sua dieta é a base de insetos, larvas, moluscos, anfíbios, peixes, incluindo outras tartarugas menores.
Nesta espécie os machos possuem as caudas mais compridas e largas que as das fêmeas, sendo que as fêmeas atingem maiores tamanhos que os machos. Durante o acasalamento os machos perseguem as fêmeas de forma bem agressiva efetuando mordidas e tetando agarrar a fêmea. As fêmeas desovam em locais levemente sombreados, próximo a água, onde depositam cerca de 6 ovos de casca dura, com 4 cm de comprimento, chegando a efetuar até 3 posturas por ano. A incubação dos ovos deve ser mantida entre 28 e 30°C, com umidade variando entre 80 a 90% , durante cerca de 90 dias.
Na natureza são encontradas em rios de águas calmas, pântanos, lagos, terrenos alagados com fundo lodoso e bastante vegetação aquática. O recinto ideal deve conter 70% de parte aquática, com uma profundidade máxima de 40 cm e fundo lodoso, pois esta espécie não é muito boa nadadora, podendo morrer afogada caso não consiga descansar, deve conter cerca de 150 litros de água para cada animal adulto, com uma rampa para facilitar o acesso do animal a parte de terra do recinto. Esta parte de terra deve ser mantida sempre umida, contendo muitas plantas e esconderijos e deve conter uma camada de 20 cm de substrato a base de terra e areia, pois costumam sair em terra e se enterrar ou então procurar alimento. A temperatura deverá ser mantida entre 20 a 30°C, durante o inverno se ocorrerem temperaturas inferiores a 20°C, deverá ser providenciado aquecimento. Não deve ser permitida a hibernação do animal, com risco de danos graves a saúde do mesmo caso venha a ocorrer.

Dados do Quelônio:

Nome: Tartaruga Almiscarada Mexicana Gigante
Nome Científico: Staurotypus triporcatus
Época: Holoceno
Local onde Vive: América do Norte
Peso: Cerca de 5 kilogramas
Tamanho: 40 centímetros de comprimento
Alimentação: Onívora



Taxonomia:

Filo: Cordados
Sub-Filo:Vertebrados
Super-Classe:Tetrápodos
Classe:Répteis
Sub-Classe:Anapsida
Super-Ordem: Quelônios
Ordem: Criptodira
Família:
Gênero: Staurotypus
Espécie: S. triporcatus (Wiegmann, 1828)

Fonte: http://www.tartarugas.avph.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário