terça-feira, 3 de maio de 2011

Breve História dos Répteis

A CLASSE REPTILIA

Os repteis constituem o primeiro grupo de vertebrados adaptados a vida em lugares secos da Terra. A pele seca, a córnea e as escamas resistem a perda de umidade do corpo e facilitam a vida em superfícies ásperas. O nome da classe se refere ao modo de locomoção : reptum, que significa rastejar e o estudo dos répteis é chamado de herpetologia (do grego herpeton , réptil).

A HISTÓRIA NATURAL DOS RÉPTEIS

Durante o Mesozóico ou Idade dos Répteis (Triássico até Cretáceo Superior),foram esses vertebrados que dominaram e ocuparam a maioria dos habitats animais disponíveis, desde semidesertos e planaltos secos através de pântanose brejos até o oceano aberto. Variavam bastante de tamanho, estruturas e hábitos.A realização evolucionária dos répteis mais importantes foi a de adaptar-se a vida terrestre longe da água. A aquisição de uma pele seca e cornificada para evitar a perda de umidade do corpo e a produção de ovos capazes de se desenvolver na terra foram significantes nessa adaptação. Os pequenos repteis primitivos tinham o corpo e calda delgados e quatro pequenas pernas com cinco dedos. Desta forma generalizada algumas linhas de radiação ou especialização foram :

· Aumento de tamanho, até as enormes proporções dos apatossauros ;

· Aquisição de armadura defensiva, incluindo placas na pele ou chifres ou espinhos na cabeça ;

· Construção leve, como nos dinossauros, para correr rapidamente com quatro ou duas pernas ;

· Adaptação ao vôo, pelo aumento do comprimento das extremidades pares anteriores (e da calda) e desenvolvimento de patágios de pele nos pterodáctilos .

Os répteis do Mesozóico incluíam tanto espécies herbívoras quanto carnívoras. Ninhos de ovos de dinossauro descobertos na Mongólia provam que algumas espécies de répteis antigos punham ovos em ninhos, mas os ictiossauros marinhos erma ovovivíparos. Restos de répteis fósseis foram encontrados em todos os continentes do mundo menos na Antártida. Ainda há muita especulação para saber o porque do desaparecimento dos dinossauros, sendo a explicação mais plausível é a da mudança de clima que alterou seus habitats e consequentemente os próprios répteis. De qualquer maneira, no final do Cretáceo apenas quatro das dezesseis ordens de repteis existentes sobreviveram o que possibilitou o desenvolvimento dos mamíferos.

Fonte: http://mundo_dos_repteis.no.comunidades.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário