terça-feira, 17 de maio de 2011

Carbonífero


De 354 milhões à 290 milhões de anos atrás

Subdivisão Mississipiano: de 354 à 323 maa.
Pennsilvania:   de 323 à 290 maa. 

Geologicamente, houve uma colisão da Laurásia (Europa, Ásia e América do Norte) e a Gondwana (África, Austrália, Antártida e América do Sul) produziram os Apalaches, cadeia de montanhas da América do Norte e das montanhas hercinianas no Reino Unido. Uma colisão posterior da Sibéria e Europa criou os montes Urais. O "carbonífero" pode ser decomposto em Mississipiano (carbonífero inferior) e Pensilvaniano (carbonífero superior) nos Estados Unidos. Este sistema foi adotado para distinguir na maior parte como camadas de carvão que fazem parte do Pensilvaniano e a de rochas calcárias o Mississipiano.

O período de Pensilvaniano é identificado pelas grandes jazidas de carvão que existem no mundo datadas desta época. Os fósseis de vida marinha caracterizam o período Mississipiano. Estes fósseis incluem corais solitários Syringopora, corais coloniais tubulares. Outros corais coloniais fósseis incluem Stelechophyllum e Siphonodendron. Outros fósseis índice são os conodontes, eles são utilizados internacionalmente para datar rochas do Mississipiano.

O período carbonífero proporcionou condições ideais para a formação de carvão, eventos biológicos diversos, geológicos, e climáticos marcaram este período. Uma das inovações evolucionárias carboníferas foi o ovo amniótico, que permitiu a exploração do meio terrestre por determinados tetrápodes.O ovo amniótico permitiu que os antepassados dos pássaros, mamíferos e dos répteis reproduzissem em terra impedindo dessecação do embrião.
Na vida vegetal surgem enormes florestas de pteridófitas, plantas de esporos e tecidos vasculares. Surgimento das pteridospermas e destas as primeiras gimnospermas que possuíam sementes. Havia também uma tendência a temperaturas suaves durante o carbonífero, que evidenciou a diminuição nos licófitas e insetos grandes e um aumento do número de samambaias gigantes.
Na vida animal crinóides briozoários em seu ápice. Expansão dos labirintodontes, dos quais surgem os cotilossauros. Surgem os primeiros animais voadores os insetos. Há aproximadamente 340 milhões de anos atrás durante esse período, um grupo de répteis da subclasse Anapsida adaptaram-se para viver em pântanos, onde começou a surgir o plastrão e a carapaça, ancestrais dos quelônios. 


 Insetos da época:
 



Arthropleura                                                        Meganeura
Viveu há 330 milhões de anos atrás                            Viveu há 300 milhões de
na América do Norte e Europa                                anos atrás nos EUA
                      


Fonte: http://www.astrodinohomepage.xpg.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário