terça-feira, 3 de maio de 2011

A criação de répteis como hobby!

No mundo moderno, a Herpetocultura é uma prática relativamente recente, mas vem crescendo de maneira vertiginosa, já sendo considerada hoje a 30 maior industria "PET" nos E.U.A. e na Europa, tendo superado em muito as aves ornamentais e a aquariofilia, entre outros.

Os répteis porém, exigem cuidados bastante distintos daqueles exigidos pelos demais animais domésticos e por isto é fundamental conhecermos a biologia, a fisiologia e as peculiaridades de cada espécie que se pretende criar.

A atual inter-relação entre os répteis e os homens nos traz questões de relevância: São os répteis bons animais domésticos? Os répteis podem ser perigosos para os seres humanos transmitindo doenças ?

Quanto à primeira pergunta, a resposta depende do conceito que se pretende adotar como animal doméstico. Nunca espere que a sua Iguana ou a sua Pitão (um tipo de serpente muito procurada como animal doméstico) lhe venha fazer festinhas e abanando a cauda assim que chega em casa do trabalho, mas saiba que elas vão reconhecê-lo e ficarão satisfeitas em receber um carinho! Existem outras espécies que serão apreciadas em belos terrários sem que se tenha contacto físico mais "íntimo", assim como peixes ornamentais num aquário. Outro facto é que nos dias actuais, nesta correria em que vivemos, muitos de nós não dispomos de tempo para passear com um cão, limpar as suas fezes, escovar o seu pelo, enfim, dar toda a atenção que este animal precisa. Neste aspecto os répteis são indiscutivelmente mais práticos.

Quanto à segunda pergunta, os répteis podem transmitir doenças aos seres humanos mas se compararmos com os outros animais domésticos os répteis são de longe os mais seguros animais domésticos que existem. Devido à grande distância evolutiva que nos separa, as doenças que acometem um praticamente não acometem o outro. Portanto do ponto de vista zoonótico, os répteis são considerados muito seguros.

Mas para o sucesso e segurança destes novos hóspedes, é absolutamente fundamental, a orientação de um profissional médico veterinário que detenha o conhecimento sobre o assunto e que assim possa transmitir ao novo herpetocultor as instruções fundamentais para a saúde e o bem estar do animal bem como dos seus proprietários.

 Fonte: www.saudeanimal.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário