terça-feira, 24 de maio de 2011

Répteis Squamata do Cerrado

O Cerrado é o segundo maior domínio morfoclimático da América do Sul e a savana com maior diversidade biológica do planeta, tendo sido reconhecido recentemente como uma das 25 regiões globais prioritárias para a conservação de biodiversidade. Entretanto, apesar de sua riqueza biológica, extensão territorial e da rápida destruição de suas paisagens naturais, o Cerrado permanece como uma das regiões sul-americanas menos estudadas quanto à diversidade faunística. Documentar e compreender a fauna do Cerrado é, portanto, tarefa urgente e prioritária. 

Squamata: origens e relações evolutivas

Os répteis Squamata incluem os lagartos, as serpentes e as anfisbenas, e constituem o segundo mais diverso grupo de vertebrados terrestres. Fósseis de prováveis ancestrais de Squamata foram encontrados em sedimentos datados de mais de 245 milhões de anos, do Permiano superior da África.
Os Squamata apresentam mais de 60 características derivadas e exclusivas (que permitem reconhecê-los como linhagem evolutiva independente), sendo a principal a presença de órgãos copuladores pares e eversíveis (hemipênis). Outras características são compartilhadas com os répteis de sua linhagem-irmã, os Rhynchocephalia, representados pelo gênero Sphenodon, atualmente restrito a duas espécies relictuais em ilhas costeiras da Nova Zelândia, Oceania. Dentre as várias características comuns e exclusivas de Squamata e Rhynchocephalia podem ser citadas a ocorrência de eventos periódicos de troca completa da pele e a cloaca com abertura transversal ao eixo do corpo (longitudinal nos demais grupos de répteis, como aves, crocodilianos e quelônios).
A hipótese de parentesco mais aceita atualmente divide os Squamata em duas linhagens evolutivas irmãs: os Iguania e os Scleroglossa. Estas duas linhagens dividem-se, por sua vez, em diversos outros grupos, incluindo várias famílias de lagartos, além das serpentes (Serpentes) e anfisbenas (Amphisbaenia). O grupo dos lagartos, conforme reconhecido coloquialmente, não representa unidade evolutiva natural e independente, pois algumas linhagens de lagartos (ver famílias de Scleroglossa) são mais próximos a Serpentes ou a Amphisbaenia do que a outros grupos de lagartos.

Relações de parentesco entre os répteis Squamata e as principais linhagens de vertebrados 

Relações de parentesco entre os grupos de Squamata, divididos em duas linhagens principais: Iguania e Scleroglossa. Os ramos terminais (exceto Serpentes) representam famílias.

Fonte: http://www.ib.usp.br/~crinog/index3.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário