sábado, 18 de junho de 2011

BAURUSUCHUS

O Baurusuchus, cujo nome significa "crocodilo de Bauru", é um antigo crocodilo terrestre que viveu no Brasil há cerca de 90 milhões de anos atrás durante o período Cretáceo na região de Bauru, interior de São Paulo. Media cerca de 3,5 metros de comprimento e pesava aproximadamente 80 quilos.
O menino Clésio Felício de 13 anos encontrou um dente em um terreno próximo a sua escola em General Salgado interior de São Paulo e achando ser de bezerro o levou ao seu professor de Ciências João Tadeu Arruda que verificando se tratar de um fóssil resolveu, procurar especialistas para analisar o achado.
No ano de 2002 após a realização de diversas análises no material recolhido, pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro e do Museu de Paleontologia de Monte Alto em São Paulo, foram até General Salgado, realizar escavações no local indicado pelo professor João Tadeu e descobriram muito fósseis: arcadas, restos de ossos e 11 esqueletos quase completos. Esse material permitiu que os especialistas descobrissem diversas informações sobre o novo crocodilo.
As pernas do Baurusuchus eram bem mais longas do que as dos crocodilos atuais, pois ele precisava passar mais tempo caminhando pelo o solo, não dependendo muito da presença de água. Ele era carnívoro e suas grandes mandíbulas o tornavam um excelente predador, caçando em grupos numerosos pequenos, médios e grandes animais. Convivendo com enormes dinossauros e pequenos mamíferos.

Dados do Animal:

Nome: Baurusuchus
Nome Científico: Baurusuchus salgadoensis
Época: Cretáceo
Local onde viveu: Brasil
Peso: Cerca de 80 quilos
Tamanho: 3,5 metros de comprimento
Alimentação: Onívora

Nenhum comentário:

Postar um comentário