terça-feira, 12 de julho de 2011

Espécie de dinossauro descoberta na Inglaterra pode ser a menor do mundo

O Globo

Cientistas acreditam que uma nova espécie de dinossauro descoberta em uma olaria na Inglaterra pode ser a menor do mundo, informa reportagem publicada na manhã desta quarta-feira no site do jornal britânico "Independent". O fóssil do dinossauro que mais se parece com uma ave, medindo entre 33 e 40 cm de comprimento, foi encontrado em um poço no balneário de Bexhill, no condado de East Sussex.
O pequeno dinossauro foi identificado por Darren Naish e Steve Sweetman, paleontologistas da Universidade de Portsmouth, como sendo da Era Mesozóica, que começou aproximadamente 250 milhões de anos atrás.
A nova espécie, que era carnívora ou onívora, foi identificada a partir de uma única vértebra cervical, medindo 2,8 cm de comprimento. Isso indica que o dinossauro, que foi apelidado de "maniraptora de Ashdown", fazia parte de um grupo que incluía todos os de duas pernas, que comiam carne, chamados terópodes.
Os paleontologistas descobriram que o novo dinossauro tem claras similaridades com maniraptora, o grupo de terópodes que inclui pássaros e outras espécies parecidas com aves, terópodes emplumados, tornando possível que eles façam parte deste grupo.
- É uma descoberta animadora e representa o menor dinossauro que já descobrimos no registro de fósseis na Europa - disse Steve Sweetman.
Os cientistas confirmaram que o fóssil é definitivamente de um dinossauro crescido porque o corpo principal da vértebra cervical é totalmente soldada à parte em forma de arco da vértebra que fica acima, o que significa que era esqueleticamente maduro.

Fonte: Portal G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário