quarta-feira, 20 de julho de 2011

Os mais atrativos e coloridos répteis

Répteis como lagartos, crocodilos, lagartixas além de outros são muitas vezes considerados como criaturas temíveis. Estes  animais de sangue frio que a pele é coberta de escamas pode assim como o de pêlos ou pena ser atraentes e coloridas também, confira essa interessante lista.

  •  Iguana – Verde


A Iguana-verde ou iguana-comum (Iguana iguana) é uma espécie de lagarto arborícola  e herbívoro do género Iguana, nativa da América Central e do Sul. Um iguana-verde adulto pode medir 180 cm de comprimento e pesar 9 kg. O iguana-verde adulto é herbívoro, mas o filhote se alimenta de invertebrados.O ovo do iguana-verde leva entre 10 e 15 semanas para chocar.


  • Dracaena Guianeses


O Dracaena guianensis ou lagarto-jacaré, vive nas florestas, quase sempre inundadas, das Guianas e da Amazônia. Sua cauda, comprimida lateralmente, é semelhante à do jacaré – daí seu nome. Alimenta-se de moluscos.


  • Blue-tailed sandveld lizard


Este lagarto belamente colorido se encontra em Moçambique, Zimbabwe e África do Sul, é conhecido cientificamente como Caesicaudata Nucras. Pode ser claramente distinguido por causa de sua cauda distintiva azul. Pouco se tem descoberto sobre sua anatomia e forma de vida, mas vive em lugares secos, arenosos  e regiões de savana.


  • Camaleão Velado


O Camaleão Velado é uma espécie grande e colorido encontrado no Iêmen e na Arábia Saudita sendo também conhecido como Camaleão do Iêmen. Este camaleão muda de cor dependendo do seu humor e vale ainda ressaltar também que essas pequenas marcas como visto na foto acima se destacam conforme outros fatores tipo saúde e temperatura .


  • Camaleão – pantera


Esta espécie de camaleão colorido conhecido cientificamente como  Furcifer pardalis e vive em toda a ilha de Madagascar, as fêmeas são muito menores que os machos, aproximadamente metade do tamanho. As fêmeas grávidas desta espécie mudam de cor para sinalizar que não querem acasalar.


  • Blanus cinereus


Também conhecida como Worm Europeia , esta espécie de réptil é conhecido localmente como “Cobra-cega” e é muitas vezes encontrada em troncos e pedras, especialmente após as tempestades.


  • Furcifer


Furcifer é uma espécie de Lagarto nativo de Madagascar que está ameaçado de extinção devido a perda de seu habitat.


  • Iguana de Galápagos ou Conolophus subcristatus


Essa é uma rara espécie que vive na Ilha de Galápagos, as fêmeas após o acasalamento botam entre 2 – 25 ovos em uma cova de aproximadamente 18 centímetros de profundidade e a eclosão dos ovos demora entre 90 e 125 dias depois.


  • Psammophilus dorsalis

 

Essa espécie que tem uma coloração diferente é comum e encontrada nas colinas rochosas no sul da Índia, também é comumente chamada de  South Indian Rock Agama.


  • Calumma parsonii


Calumma parsonii é uma espécie de camaleão  nativa de Madagascar. Trata-se do maior camaleão existente, podendo chegar a mais de 65 centímetros de comprimento. Vive nas árvores e possui, como todos os camaleões, olhos que se movimentam independentemente e patas anatomicamente projetadas para se segurar nos galhos. Também é capaz de mudar de cor dependendo do ambiente externo e do humor do animal. Alimenta-se de insetos que captura com sua longa língua  pegajosa, que ele atira a uma incrível velocidade.


  • Agama


Este Réptil brilhantemente colorido formalmente nomeado Agama é uma espécie de lagartos de cauda longa composta de pelo menos 31 espécies em toda a África. Ele pode ser visto muitas vezes no calor do dia e a sua cor é marrom escura durante a noite, mas depois da alvorada as cores do macho dominante modificam-se: o corpo fica azul claro, a cabeça e a cauda ficam laranja brilhante. Essas cores podem alterar-se dependendo do humor  do macho dominante.

Fonte: http://www.zevariedades.com/curiosidades/os-mais-atrativos-e-coloridos-repteis/

Nenhum comentário:

Postar um comentário