domingo, 21 de agosto de 2011

Conheça outros répteis pré-históricos

É comum a associação equivocada entre dinossauros e pterossauros. No entanto, os dinossauros eram animais terrestres, enquanto os pterossauros eram aéreos. Algumas espécies desses répteis voadores atingiram enormes proporções, com envergaduras de até 15 metros.

O Brasil possui ricos e diversificados fósseis de pterossauros. Só na Chapada do Araripe, região sul do Ceará, dezenas de espécies já foram descritas. Entre as mais importantes estão o Anhanguera, o Tapejara e o Thallassodromeus.

Existiam ainda os habitantes dos mares. Caso dos ictiossauros, répteis cujo tamanho variava entre um metro e 23 metros de comprimento, eram bastante parecidos com golfinhos. Também reinando sobre as águas estavam os plesiossauros, pliossauros e mosassauros. Estes últimos têm como parentes modernos os dragões-de-comodo e as cobras.



Tapejara

Nome científico: Tapejara imperator
Período: Cretáceo
Peso: 13 kg
Tamanho: 4 metros de envergadura
Descoberta: 1997, Brasil (Chapada do Araripe)
Características: Este pterossauro (um grupo diferente dos dinossauros) possui uma grande crista. Com duas extensões ósseas sustentando uma grande membrana, é possível que tal estrutura auxiliasse em manobras de vôo.



Tupuxuara

Nome científico: Tupuxuara longicristatus
Período: Cretáceo
Peso: 15 kg
Tamanho: 4,5 metros de comprimento
Descoberta: 1988, Brasil (Chapada do Araripe)
Características: O Tupuxuara faz parte de uma longa lista de pterossauros (parentes voadores dos dinossauros) achados Nordeste do Brasil.



Anhanguera

Nome científico: Anhanguera piscator
Período: Cretáceo
Peso: 15 kg
Tamanho: 4,5 metros de envergadura
Descoberta: 1985, Brasil (Chapada do Araripe)
Características: O Anhanguera foi um dos maiores pterossauros (répteis aéreos de ordem diferente dos dinos), já encontrados no Brasil.



Plesiossauro

Nome científico: Plesiosaurus dolichodeirus
Período: Jurássico
Peso: 250 kg
Tamanho: 4,5 metros de comprimento
Descoberta: 1824, Inglaterra
Características: Este réptil aquático --de grupo destoante dos dinossauros, que eram terrestres-- foi dotado de pescoço longo e cabeça desproporcionalmente pequena. Alguns de seus parentes chegavam a medir mais de 17 metros de comprimento.

Fonte: Folha Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário