segunda-feira, 31 de outubro de 2011

MOSASSAURO

Os mosassauros são os répteis pré-históricos da família Mosasauridae que foram os principais predadores dos oceanos do final do Cretácico. O grupo não está relacionado com os dinossauros nem com os plesiossauros (répteis marinhos), pertencendo antes à ordem dos escamados que inclui atualmente as cobras e os lagartos. Pensa-se que os mosassauros tenham surgido no Cretáceo inferior, a partir de animais terrestres. O nome do grupo deve-se fato de que seu primeiro fóssil descoberto numa pedreira holandesa, no vale do rio Mosa.
Mosasaurus hoffmanni

Os mosassauros tinham um corpo fusiforme, perfeitamente adaptado à vida em mares pouco profundos. Eram carnívoros e alimentavam-se um pouco de tudo: o conteúdo fóssil do estômago de um único exemplar incluia: um Hesperornis (uma ave), um peixe ósseo, um tubarão e partes de um mosassauro menor. O menor exemplar conhecido media cerca de 3,5 metros de comprimento e o maior 17 metros. Chegaram a pesar até 6 toneladas.

Os mosassauros foram um dos primeiros fósseis a serem notícia. Descobertos em 1780, em pleno Iluminismo, foram estes os animais que chamaram a atenção dos pensadores da época para a existência de fósseis. Depois da primeira descoberta na Holanda, foram encontrados fósseis de mosassauro um pouco por todo o mundo, incluindo na costa da actual Antártida.

Os fósseis de Mosassaurus após a sua descoberta foram colocados no Museu de Maastricht. Em 1795 os exércitos napoleónicos invadiram a Holanda, e o general Charles Pichegru levou os fósseis para Paris, onde continuam ainda hoje. Um troféu de guerra!

Crânio de mosassauro
Classificação científica

Reino:     Animalia
Filo:     Chordata
Classe:     Reptilia
Ordem:     Squamata
Família:     Mosasauridae

Nenhum comentário:

Postar um comentário