sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Dinossauros: os animais mais fascinantes

No estado atual do Planeta Terra dificilmente os dinossauros conseguiriam conviver com a presença humana. Na época em que viviam eram os habitantes mais bem preparados e equipados com tudo que a natureza poderia proporcionar. Eram grandes, hábeis e intelegentes.

Os homens com sua sede de poder, riqueza e destruição já os teria dizimado. Ao menos na tecnologia atual. Se o homem com seu intelecto vivesse na época dos dinossauros, ele teria sido a presa e o mundo seria dominado pelos gigantes. Não fosse o trabalho de um asteróide.

Nos anos 70 ainda acreditava-se que os dinossauros eram animais enormes com cérebro pequeno, isto é, desprovidos de intelecto. Com o passar dos anos essa teoria foi caindo e, hoje, grande parte dos pesquisadores concordam que cada dinossauro tinha um intelecto próprio e suficiente para a vida ao qual levava.

De tal modo, os dinossauros, como qualquer outro animal, réptil ou não, era inteligente naquilo para o qual a natureza o havia criado. Os raptores eram extremamente inteligentes e isso era possível graças não só ao tamanho da caixa craniana, mas ao trabalho desenvolvido em grupos e observação da presa.

O T-Rex também era bastante inteligente, além de manter uma vida social invejável.

O Troodonte ainda é considerado um dos mais inteligentes, tanto que pelo seu tamanho e agilidade foi um dos últimos dinossauros a desaparecer, mesmo após a queda do asteróide.

Hoje, acredita-se que a extinção não se deu de imediato. Na realidade ela ocorreu de forma gradativa. Quando da queda do asteróide e os efeitos dele provenientes, obviamente, grande parte dos dinossauros foram extintos. Mas, a ação secundária do cataclismo demorou para atingir todo o globo de tal forma que matasse instantaneamente todas as criaturas vivas, o Purgatorius (primeiro ancestral dos mamíferos), é um grande exemplo disso, já que este pequeno animal, do tamanho de uma ratazana, evoluiu para grandes mamíferos.

O golpe foi grande demais para os dinossauros. Tudo o que eles dependiam foi destruído. As árvores e plantas não podiam realizar a fotossíntese em razão da massa de resíduos formada acima da atmosfera. Por consequência, todas foram morrendo. Sem alimentos os herbívoros foram os primeiros a sucumbir. Depois chegava a vez dos carnívoros que se alimentavam daqueles. 

Eles não tinham para onde fugir, tudo era fogo e caos.

Alguns dinossauros carniceiros viveram alguns meses a mais. Mas, não havia alimento suficiente para todos. Somente os menores sobreviveriam, aqueles que dependiam de pouco. O Purgatorius sobreviveu porque seu corpo pequeno precisava de pouco para continuar vivo, talvez um inseto fosse o suficiente por um dia.

Já os dinossauros, dependiam de muita alimentação, principalmente os herbívoros que, pelo tamanho e peso, precisavam comer a todo tempo.

Sem dúvida, não haverá animais tão fascinantes e fantásticos quanto os dinossauros, talvez porque não tenhamos convivido com eles, ou talvez porque realmente eles foram os animais mais extraordinários que reinaram no Planeta Terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário