quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

MONONYKUS OLECRANUS

Fóssil de Mononykus Olecranus
Mononykus Olecranus (Pronuncia-se / mənɒnɨkəs / mə -NÃO-I- kəs, Às vezes / mɒnɵnaɪkəs ˌ / Seg.-O-NYE- kəs) (que significa " uma garra ") foi um estranho dinossauro terópode de dieta carnívora que viveu cerca de 70 milhões de anos atrás durante o período Cretáceo Superior na era Mesozoica no éon Fanerozoico.

Descrição

Era considerado um pequeno dinossauro de 70 cm de altura de cauda alongada e pernas finas. Possuía uma grande garra e dois dedos apoiados no chão. Seus músculos eram fortes e seus braços eram curtos e suas características são encontradas nas aves modernas. É considerado um pequeno pássaro primitivo, porém, os seus membros superiores não são semelhantes às asas das aves.

Fósseis

Seus primeiros fósseis foram encontrados na Mongólia em 1920, mas foi em 1922 que o material mais completo de seu esqueleto foi descoberto e pode ser identificado. Seu esqueleto é notavelmente parecido com um pássaro. Na verdade ele tem tantas qualidades de pássaro, mas não pode se afirmar que essas características levem-nos a crer que seja um pássaro, mas sim um tipo raro de um dinossauro terópode.

Classificação científica

Reino:     Animalia
Filo:     Cordados
Classe:     Reptilia
Superordem:     Dinosauria
Ordem:     Saurischia
Subordem:     Theropoda
Família:     Alvarezsauridae
Gênero:     Mononykus

Nenhum comentário:

Postar um comentário