quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

BEIPIAOSSAURO

Beipiaosaurus.jpgO Beipiaossauro, cujo nome significa  "lagarto de Beipiao" é um gênero de dinossauro da família dos terizinossauros. A descoberta do Beipiaossauro, ocorreu na cidade chinesa perto da posição da sua descoberta. E, foi anunciada no 27 de Maio de 1999, sendo publicada na revista Nature. 
Esses fósseis foram encontrados na Província de Liaoning, na China e foram datados ao período Cretáceo, há aproximadamente 125 milhões de anos. É conhecido de uma espécie única, B. inexpectus, denominado para 'as características surpreendentes neste animal.'. Um número significante de ossos fossilizados desta espécie foram recuperados, inclusive: fragmentos craniais, uma mandíbula, três vértebras cervicais, quatro vértebras dorsais, uma vértebra caudal, e a escápula do animal.
Um estudo da Academia Chinesa de Ciências, publicado na revista científico PNAS, identificou um tipo de pena em dois fósseis, descobertos no nordeste da China. Esse tipo de estrutura, parece ser um tipo primitivo de penas, utilizados apenas como ornamento. Descrito como filamento único sem ramificações e alongado, foi chamado de Pena Filamentosa Ampla Alongada (EBFFs).

Classificação científica

Reino:     Animalia
Filo:     Chordata
Classe:     Reptilia
Superordem:     Dinosauria
Ordem:     Saurischia
Subordem:     Theropoda
Infraordem:     Maniraptora?
Família:     Therizinosauridae
Gênero:     Beipiaosaurus
Espécie:     B. inexpectus

Nenhum comentário:

Postar um comentário