domingo, 8 de janeiro de 2012

PAQUICEFALOSSAURO

Crânio de um Paquicefalossauro
O paquicefalossauro (Pachycephalosaurus wyomingensis, do latim "lagarto cabeça - grossa") foi uma espécie de dinossauro herbívoro e bípede que viveu durante o período Cretáceo. Media em torno de 8 metros de comprimento e 3 metros de altura.

O paquicefalossauro possuía uma cabeça óssea com crânio compacto e uma abóbada alta usada em disputas entre machos da mesma espécie. O paquicefalossauro viveu na América do Norte.

O paquicefalossauro foi descoberto no início da década de 1940 e nomeado por Barnum Brown e Erich M. Schlaikjer em 1943.

Este dinossauro foi, provavelmente, um dinossauro onívoro e bípede. O que torna esse animal famoso é sua característa mais peculiar: o domo craniano de 25 centímetros de espessura, cercado por protuberâncias ósseas. Da testa ao focinho, este dinossauro possuia uma carreira de espinhos. O tamanho do Pachycephalosaurus é baseado no estudo de outros membros de sua família. Outro aspecto que chama a atenção: a cauda é revestida por tendões calcificados (tendões ósseos), formando uma estrutura semelhante à cauda de uma Ankylosaurus (mas não há nenhum vestígio de uma clava ou estrutura parecida, como acontece no dinossauro citado). Segundo vestígios, as órbitas oculares do Pachycephalosaurus estavam posicionadas na parte frontal da cabeça (assim como num predador), o que leva a crer que era equipado com uma boa visão. Possivelmente tinha visão binocular.

Dieta

Não se sabe, ao certo, do que se alimentava os paquicefalossauros. Acredita-se que se alimentavam de frutas, plantas fibrosas, insetos e até pequenos animais. 

Classificação
Comparação do tamanho de um P. wyomingensis (verde) e um ser humano.
Este dinossauro nomeou sua própria família, a Pachycephalosauria, um grupo de dinossauros que viveram no final do período Cretáceo, tanto no que hoje é a América do Norte quando na atual Ásia. Podemos citar, como outros membros da família, o Homalocephale, o Prenocephale e o Stygimoloch. Todavia, o Pachycephalosaurus também está dentro da subfamíla Pachycephalosauridae, cujas característas são o domo crâniano espesso, por exemplo.

Uso do domo

Ninguém sabe, ao certo, a função do exagerado crânio dos Pachycephalosaurus. Quando descoberto, imaginou-se que era uma arma usada em ferozes disputas entre machos rivais, ou pelo domínio do grupo ou pelo direito do acasalamento, dando violentas cabeçadas uns nos outros, como fazem algumas espécies de cabras selvagens hoje em dia. Entretanto, uma nova geração de paleontólogos vem estudando estes animais e criando teorias sobre o uso da mais famosa característica deste dinossauro (e a dos outros relacionados a esta família). Segundo eles, o domo não poderia ser usado para dar cabeçadas uns nos outros pois a superfície de contado (a parte mais alta) é muito pequena e, se por algum acaso a cabeça de um destes animais desviasse e atingisse o outro, o dano poderia ser devastador (e não seria nada bom ficar gravemente ferido quando há um predador volto pelas redondezas). O crânio seria uma forma de cortejo e, se dois machos fossem disputar uma fêmea, eles usariam a já descrita cauda para chicotear o adversário. Deve-se resaltar que sabe-se muito pouco sobre esses dinossauros.

Cultura popular

O Pachycephalosaurus possui uma certa fama, devido ao fato de dar cabeçadas. As aparições destes dinossauros resumiu-se a dar cabeçadas uns nos outros ou nos demais dinossauros ou humanos.

Entre suas participações, estão os longa-metrajens Em busca do vale encantado e O Mundo perdido: Jurassic Park (embora neste filme o dinossauro nomeado como Pachycephalosaurus na verdade parece ser um especime de Stegoceras, especie da mesma familia, porém bem menor). O "Pachy" também estrelou episódios de algumas séries de TV, como Dinozaurs, além dos jogos de videogame como o Jurassic Park Operation Gênesis e Jurassic park Warpath, mas no Warpath ele está muito grande no tamanho de um tiranossauro.

Apareceu em Power Rangers Dino Thunder como o Cefalozord.

Apareceu também em Dinossauro Rei, como um dinossauro de elemento Luz, criado pelo dr. Z.

Há também um pokémon inspirado no Pachycephalosaurus, é o Cranidos e sua evolução, o Rampardos.


Classificação científica

Reino:     Animalia
Filo:     Chordata
Classe:     Reptilia
Superordem:     Dinosauria
Ordem:  
   Ornithischia
Subordem:     Marginocephalia
Infraordem:     Pachycephalosauria
Família:     Pachycephalosauridae
Gênero:     Pachycephalosaurus

Nenhum comentário:

Postar um comentário