terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

ARAUCANORAPTOR ou NEUQUENRAPTOR

File:Neuquenraptor.jpgNeuquenraptor ou Araucanoraptor foi um dos primeiros dinossauros dromaeosaurídeo encontrados no Hemisfério Sul. Ele foi descoberto na Patagônia, Argentina, no início de 2005. O seu nome corresponde a encontrar a sua localização, Neuquén, Argentina e raptor que significa "ladrão". O Neuquenraptor mede 2,5 metros de comprimento e pesa aproximadamente 30 kg. Ele viveu durante o Cretáceo Superior.

Apelidada de Neuquén, na Argentina, o lugar de sua descoberta, argentinus Neuquenraptor foi descrito no início de 2005 por um americano comum / equipa de investigação chefiada pelo argentino American Post-Doctoral paleontólogo Diego Pol. Os restos mortais conhecidas consistem de apenas um pé e outros fragmentos de ossos.

O supercontinente Pangéia começou a se separar no começo do Jurássico, levando à separação em torno de 160 Ma da Laurásia ao norte e Gondwana no sul. Gondwana se logo foi fragmentado em West Gondwana (isto é, a África + América do Sul) e o Leste Gondwana (isto é, a Antártida + Austrália) + (Índia + Madagáscar). West Gondwana se fragmentou durante o Cretáceo, como a África e a América do Sul separados entre 132 e 90 mA. Aproximadamente entre 80 e 60 Ma, ou seja, no Cretáceo superior Paleoceno e no início, América do Norte e América do Sul estavam ligadas, pelo menos episodicamente, por uma ponte de terra, devido ao movimento para o leste do Caribe placa entre as duas massas continentais.

Até a descoberta do Neuquenraptor, todos os dromeossaurídeos tinham sido encontrados na América do Norte, no norte da Europa, na China e na Mongólia. Os cientistas acreditavam que o único continente habitado por dromeossauros era a Laurásia, ou seja, no Hemisfério Norte.

Permanente apenas cerca de 1,2 metros (quatro metros) de altura e menos de 1,8 metros (seis pés) de comprimento, Neuquenraptor foi muito menor do que os dromeossaurídeos que viviam na América do Norte como Utahraptor. Fisicamente falando, pode ser parecido com seus primos maiores, embora o estranho, recursos avançados do Buitreraptor mais estreitamente ligado à sua aparência exata difícil de determinar. Para entender melhor Neuquenraptor, os paleontólogos estão actualmente à procura de um conjunto mais completo de restos de esqueletos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário