terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

ARSTANOSAURUS

Ficheiro:Juvenile hadrosaur.jpg
Hadrossauro Juvenil atribuído a Arstanosaurus sp
Arstanosaurus (que significa "lagarto Arstan") foi uma espécie de dinossauro hadrossaurídeo da idade campaniana-santoniana, no Cretáceo Superior, na Formação de Bostobinskaya, no Casaquistão. O Arstanossauro teve uma história confusa, sendo considerado tanto um hadrossaurídeo como um Ceratopsídeo ou ambos os 2 ao mesmo tempo (quimérico).

História

O gênero foi baseada em uma maxila (AAIZ 1 / 1), com um fêmur possivelmente referable. Este não é muito material para nomear um gênero novo, e foi amplamente ignorado até meados de 1990, quando a hipótese de que era realmente um ceratopsideo apareceu.[2] Pouco tempo depois, uma nova revisão parecia que mostrou que as características listadas como incomum para Arstanosaurus estavam realmente com base na perspectiva, e que a maxila foi de um animal como Bactrossauro, embora indeterminado (nome de uma duvidosa). O fêmur foi uninformative. Foi considerado como um hadrossaurídeo indeterminado na revisão mais recente.

                                       

Um esqueleto juvenil da Mongólia tem sido atribuída a Arstanosaurus, mas por que razão é desconhecida. Ele está em estudo. Antigamente, era chamado de "Gadolosaurus".

Nenhum comentário:

Postar um comentário