terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Crânio de dinossauro de 165 milhões de anos é reconstruído em 3D

Em Madri

O estudo do crânio permitiu descobrir que a espécie possuía um ouvido interno considerável
O estudo do crânio permitiu descobrir que a espécie possuía um ouvido interno considerável


Uma equipe de pesquisadores espanhóis reconstruiu em 3D a cavidade craniana de um dinossauro Spinophorosaurus nigeriensis, de 165 milhões de anos, o que revelou que esses exemplares possuíam um ouvido interno muito desenvolvido, uma característica relacionada com a coordenação dos olhos e cabeça.
Os resultados deste trabalho foram publicados na revista "PLoS One" e dele participaram pesquisadores do Conselho Superior de Pesquisas Científicas (CSIC) da Espanha.
O estudo foi feito em fósseis encontrados no Níger em 2006 e pertencem ao Jurássico Médio, informa o CSIC em comunicado.
A descoberta sugere que este dinossauro, apesar de ser um animal de menor agilidade que seus ancestrais, apresentava um aparelho vestibular (conjunto de órgãos do ouvido interno) considerável.
A nota indica que os Spinophorosaurus eram quadrúpedes herbívoros de pescoço longo que costumavam alcançar 15 metros de comprimento e cujas caudas apresentavam protuberâncias ósseas como espinhos.
O aparelho vestibular constitui a base do sentido do equilíbrio e possui três canais semicirculares encarregados de detectar a aceleração angular da cabeça.
Esses canais são mais alongados em animais ágeis e mais curtos nos mais lentos.
O trabalho contou com a colaboração de pesquisadores da Universidade Nacional de Educação a Distância da Espanha, da Universidade de Ohio (EUA) e da Universidade Humboldt de Berlim (Alemanha).

Fonte: UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário