quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

DEINOCHEIRUS

Deinocheirus, Luis Rey 

O Deinocheirus ("garra terrível") era um dinossauro Terópoda que viveu no que é hoje o sul da Mongólia, durante o Período cretáceo. Seus braços e mãos de três dedos têm quase 2,40 metros de comprimento. A característica mais impressionante é o tamanho do espécime. O osso de seu braço (úmero) tem cerca de 1 metro de comprimento.

File:Deinocheirus scale.png
Comparação com um humano

É um animal fascinante. Os fósseis desse dinossauro foram encontrados em 1965 na formação Nemegt, uma área de escavação do período cretáceo tardio na Mongólia, por paleontologistas da Polônia e da Mongólia. Infelizmente, só omoplatas, ossos de braço, mãos e algumas peças de costelas e vértebras do animal foram localizadas. Não foram encontrados fósseis de outros animais. 

                              Deinocheirus (1)

A característica mais impressionante é o tamanho do espécime. O osso de seu braço (úmero) tem cerca de um metro de comprimento. Os dedos apresentavam comprimento desigual e cada um deles terminava em uma grande garra. Os dedos também tinham menos capacidade de movimento do que em outros terópodes. 

                                                
 
Originalmente, o deinocheirus foi incluído em uma família própria, a dos Deinocheiridae, mas como seus braços e mãos eram semelhantes aos dos dinossauros ornitomímicos, ele terminou incluído nessa família. Ao menos um terópode, o therizinossauro, tinha mãos e garras ainda maiores; suas garras eram três vezes maiores que as do deinocheirus. 


Dados do Dinossauro:
 
Nome: Deinocheirus (garra terrivel)
Nome Científico: Deinocheirus mirificus
Época: Cretáceo, entre 83 á 65 milhões de anos atrás
Local em que viveu: Mongólia
Peso: até 750 kg?
Tamanho: de 12 a 15 m de comprimento e 3,5 m de altura
Alimentação: Carnívora 

Nenhum comentário:

Postar um comentário