quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

DEINONYCHOSAURIA

Deinonychosauria (do latim "lagartos com garras terríveis") é uma micro-ordem de dinossauros terópodes tetanúreos, característicos do período Cretáceo. Os dinonicossauros, como são chamados os dinossauros pertencentes à essa ordem, viveram no Hemisfério Norte e eram exclusivamente carnívoros sendo que a maioria caçava em bandos.

                                                       Ficheiro:Deinonychus antirrhopus complet.JPG

Esses predadores eram relativamente pequenos medindo entre 1,5 e 4 metros de comprimento, eram proporcionalmente leves em relação ao seu tamanho permitindo assim ótima velocidade para as caçadas em bando.

Um seleto grupo de dinonicossauros pode ser destacado como o dos dinossauros mais inteligentes que já existiram, nele estão espécies como o troodonte e o saurornithoides que eram sem dúvida o alge da evolução dos dinossauros, pelo menos em relação ao cérebro.

O nome deinonychosauria que, como visto anteriormente, vem do latim "lagartos com garras terríveis" se deve a uma característica comum a todos os dinossauros desta ordem, a presença de uma enorme e poderosa garra retrátil em forma de foice posicionada semi-verticalmente no segundo dedo de seus pés, esta garra era usada para rasgar a carne da presa ainda viva, que morria em um instante.

Deinonychosauria são o grupo de aves hipped therapods do que se pensa ser o mais estreitamente relacionados aos pássaros modernos, com estruturas ósseas semelhantes e muitos sendo encontrado com saliências tipo de pena. Os membros deste grupo incluem Velociraptors Deinonychus e tornada popular por Jurassic Park.

Famílias
  •     Dromeosauridae
  •     Therizinosauridae (Não confirmado)
  •     Troodontidae

Classificação científica

Reino:     Animalia
Filo:     Chordata
Classe:     Reptilia
Superordem:     Dinosauria
Ordem:     Saurischia
Subordem:     Theropoda
Infraordem:     Tetanurae
Micro-ordem:     Deinonychosauria

Nenhum comentário:

Postar um comentário