quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

GUANLONG

O guanlong (Guanlong wucaii, dragão de crista) é um ancestral do Tyrannosaurus rex que viveu na China no final do período Jurássico (de 205 a 145 milhões de anos) encontrado em 2006. Media aproximadamente 3 metros de comprimento e 1,5 metros de altura. Além disso, seus membros dianteiros possuiam 3 dedos, diferentemente do Tirannosaurus rex, que tinha apenas dois dedos em cada. O que mais diferencia o guanlong dos demais membros da sua família é que no alto de sua cabeça há uma enorme crista, que os especialistas presumem ser bastante frágil, atribuindo a ela uma função ornamental. O Guanlong wucaii, cujo nome em mandarim significa “dragão com crista de cinco cores”, pode vir a dar respostas sobre os antepassados dos tiranossauros.

Ficheiro:Guanlong wucaii head.jpg
Imagem por Dracontes
(Fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Guanlong_wucaii_head.jpg)
                             

Este tiranossaurídeo primitivo, o mais antigo que se conhece, possuía pélvis primitiva e outras características parecidas com a de seus descendentes.

Outro fato interessante é a presença de protoplumas em seu corpo, ausentes nos tiranossaurídeos seguintes.

Ficheiro:Guanlong SIZE.png
Comparação com um humano

Classificação científica

Reino:     Animalia
Filo:     Chordata
Classe:     Sauropsida
Superordem:     Dinosauria
Ordem:     Theropoda
Superfamília:     Tyrannosauroidea
Gênero:     Guanlong
Espécie:     G. wucaii (Xu et al.)

Fonte/Imagem: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Guanlong_wucaii_head.jpg

2 comentários:

  1. Agradecia muito que a imagem que eu produzi me fosse devidamente atribuída como detalhado na descrição da mesma no sítio Wikimedia.

    ResponderExcluir
  2. Olá Dracontes, bom dia! Créditos já atribuídos, desculpe-nos pelo transtorno que tenha eventualmente causado. Obrigado.

    ResponderExcluir