quarta-feira, 14 de março de 2012

SISMOSSAURO

O sismossauro (Seismosaurus hallorum, do latim saurus "lagarto" e do grego seismo "que faz a terra tremer") foi uma espécie de dinossauro herbívoro e quadrúpede que viveu no fim do período Jurássico. Media 54 metros de comprimento e pesava 100 toneladas.

Ficheiro:Seismosaurus 02.png

O sismossauro viveu na América do Norte e seus fósseis foram encontrados no Novo México, Estados Unidos. O sismossauro foi um dos maiores dinossauros que já existiram, se não o maior, seus fósseis, entretanto, são insuficientes para definir o tamanho exato do animal. Se o sismossauro tivesse mais de 60 metros de comprimento, ele poderia ser classificado como o maior animal terrestre que já existiu.

                                 

Em 1985 foram encontrados ossos desse dinossauro no Novo México, Estados Unidos, e próximo ao achado havia mais de duzentas pedras redondas e polidas chamadas gastrólitos, que ajudavam os sismossauros, e muitos outros saurópodos, a digerir a enorme quantidade de plantas que comiam.

http://www.achetudoeregiao.com.br/dinossauros/dinossauros.gif/tamanho_seismossauro.jpg
Comparação com um humano


O sismossauro tinha o corpo em forma de barril, cabeça pequena, cauda comprida e espinha dorsal forte e flexível. Agitando a cauda como um chicote o sismossauro conseguia abater um predador com muita facilidade.

O argentinossauro, sauroposeidon, e o sismossauro são considerados os extremos de altura, peso e comprimento no mundo animal terrestre.


Classificação científica

Reino:     Animalia
Filo:     Chordata
Classe:     Reptilia
Superordem:     Dinosauria
Ordem:     Saurischia
Subordem:     Sauropodomorpha
Infraordem:     Sauropoda
Família:     Diplodocidae
Gênero:     Seismosaurus

Nenhum comentário:

Postar um comentário