terça-feira, 13 de março de 2012

TURIASAURUS

O Turiasaurus riodevensis é uma espécie de dinossauro, descoberta na Espanha em 2004, que chegava a pesar 40 toneladas e media cerca de 30 metros de comprimento.

http://www.aaas.org/news/releases/2006/images/1222sauropod_4.jpg 
http://www.aaas.org/news/releases/2006/images/1222sauropod_3.jpg

Leia os artigos abaixo sobre a descoberta do Turiasaurus:

Maior fóssil de fêmur de dinossauro é achado na Espanha
 
Escavação no leste do país revela osso de 1m92
Animal teria vivido há 142 milhões de anos
 
Uma escavação em Riodeva, no leste da Espanha, revelou um fóssil de fêmur de dinossauro, o maior já descoberto na Europa. Com 1m92 de comprimento, o osso foi encontrado junto a uma tíbia de 1m25 e 15 vértebras.
A Fundação Dinopolis, responsável pela exploração, acredita que os restos podem ser de um animal gigante, com 40 toneladas e 30 metros de altura. O réptil teria vivido há 145 milhões de anos.
 
Turiasaurus riodevensis
 
Fonte: Portal G1


O Turiasaurus Riodevensis media cerca de 35 metros

Em maio de 2003, uma equipa de paleontólogos espanholes encontrou em Teruel, os restos de um saurópode gigantesco: uns 35 metros de altura e 45 toneladas de peso, segundo as primeiras estimativas. Três anos depois, a revista 'Science' dedica um extenso artigo à descoberta de uma nova espécie de dinossauros gigantes nunca antes catalogada: o 'Turiasaurus riodevensis'.
Os restos encontrados, com cerca de 145 milhões de anos, pertencem a um saurópode: dinossauros de enorme tamanho com o pescoço e a cauda muito compridos, quadrúpedes e herbívoros. Os mais de 70 ossos encontrados, entre eles a pata dianteira esquerda práticamente completa, não deixaram lugar a dúvidas: tratava-se de um animal nunca antes catalogado. A comunidade científica baptizou-o como 'Turiasaurus riodevensis'. Turiasaurio porque em latím significa lagarto de Teruel, e riodevensis devido ao nome do local da descoberta. 
No Velho Continente viveram dinossauros gigantes até final do Jurássico superior (145 milhões de anos) e até agora só se haviam encontrado restos significativos de estes animais na América e África.
O dinossauro de Riodeva pertence a um novo grupo de primitivos saurópodes europeus, mas apresentam uma estrutura óssea e umas extremidades muito menos evoluídas que as reconhecidas até agora no limite Jurássico-Cretáceo. Os paleontólogos da Fundação Dinópolis identificaram restos noutros lugares de Espanha, Portugal, França e Inglaterra que poderíam pertencer a este novo grupo de saurópodes.

Fonte: aoalcancedavida.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário