terça-feira, 21 de agosto de 2012

PROCOLOPHON

O Procolophon foi um gênero de lagarto pararéptil (anapsida) com pelo menos 8 espécies, que sobreviveu a Extinção Permiana, apenas desaparecendo na fase inicial na evolução dos dinossauros.

O crânio foi sólido. Os olhos eram grandes e pode ter tido visão aguda de dia e de noite. Com os dentes para trituração de material vegetal. A frente do crânio era curto com a abertura nasal muito próximo à boca.

As vértebras eram arredondados e robustas com costelas pequenas fracas. Pernas eram curtas, densamente construídas com falanges curtas, isto sugere um animal que não corre rápido.

Procolophon pricei


Espécies

Brasiliensis
Brasiliensis tem como referência o material-tipo constitui-se de um crânio parcial e mandíbula. Distingue-se de outros representantes do gênero através de caracteres da dentição e Vomeronasal. Com diferença da região palatal, especialmente a dentição.

Foi encontrado no Brasil; no Geoparque da Paleorrota, na Formação Sanga do Cabral.

Pricei

Pricei é um pequeno pararéptil, que se assemelhava aos lagartos atuais. Este gênero é encontrado na África do Sul, na Antártida e Brasil. No Brasil foi encontrado no Geoparque da Paleorrota na Formação Sanga do Cabral, no município de Dilermando de Aguiar. Viveu no Triássico (aproximadamente 250 a 240 milhões de anos).

Trigoniceps

Trigoniceps, era um lagarto atarracado com um corpo muito curto, com aproximadamente 30 centímetros e membros curtos. Os chifres ósseos ao lado de seu crânio dar a forma triangular a sua cabeça. Os dentes se assemelham mais ao dentes dos mamíferos do que dentes dos répteis. Não devia ser um animal muito ágil, com cabeça grande e corpo robusto. Provavelmente era um herbívoro. Era um animal bizarro com garras bastante desenvolvidas, e que sugere que cavava tocas.

Foi encontrado na África do Sul, Antártica e Brasil; no Geoparque da Paleorrota, na Formação Sanga do Cabral.

Classificação científica

Reino:     Animalia
Filo:     Chordata
Classe:     Sauropsida
Subclasse:     Anapsida
Ordem:     Procolophonomorpha
Família:     Procolophonidae
Gênero:     Procolophon

Nenhum comentário:

Postar um comentário