terça-feira, 21 de agosto de 2012

Vinte tartarugas mortas são achadas em quatro dias no Litoral Norte de SC

Animais marinhos foram encontrados entre Balneário Piçarras e Bombinhas.
Também foram recolhidos quatro pinguins mortos durante este período.
 
Fernanda Burigo Do G1 SC

O aparecimento de um número elevado de tartarugas mortas no Litoral Norte de Santa Catarina vai ser pesquisado pelo Museu Oceanográfico da Universidade do Vale do Itajaí (Univali). Entre sexta (17) e segunda-feira (20) foram registrados o aparecimento de 20 tartarugas, a maioria da espécie cabeçuda e algumas tartarugas-verdes entre a região de Balneário Piçarras e Bombinhas. Na maior parte dos casos há evidências de os animais foram machucados por redes de pesca.
 
20 tartarugas foram encontradas mortas em quatro dias
(Foto: Acervo do Museu Oceanográfico da Univali)

Além das tartarugas, também foram recolhidos quatro pinguins mortos durante este período. “Estamos monitorando a orla, mas podemos adiantar que o aparecimento de um número tão significativo desses animais mortos demonstra o quanto a ação do homem vem afetando nossos mares, seja por meio da pesca desenfreada ou da poluição”, afirma Jules Soto, curador do Museu Oceanográfico e Ecomuseu da Univali.

Parte do material foi recolhido e encaminhado para estudos no Museu Oceanográfico, em Balneário Piçarras. Apesar do número oficial de animais marinhos mortos na costa do Litoral Norte catarinense neste período ser 24, a quantidade real é provavelmente maior. "Nem todos os animais chegam até nós, alguns são enterrados pela prefeitura em aterros sanitários, outros ficam no mar e também tem as pessoas curiosas que recolhem as tartarugas para usar as carcaças como decoração de restaurante ou da própria casa", explica Soto.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário