domingo, 2 de setembro de 2012

Arqueólogos encontram novo fóssil de mamífero misterioso

No único fóssil do 'Ernanodon' disponível até hoje, faltavam muitas peças.
Animal que viveu na região da Mongólia é parente do pangolim.



 O fóssil de um mamífero que viveu 57 milhões de anos atrás pode ajudar a explicar como ocorreu a evolução dos animais que passaram a dominar a Terra após a morte dos dinossauros. O espécime foi encontrado na Mongólia e analisado por uma equipe de especialistas russos.

Os dinossauros foram os principais animais na superfície do planeta até cerca de 65 milhões de anos atrás, quando o impacto de um meteoro contra a Terra levou à extinção deles. Isso deu espaço à ascensão dos mamíferos, que ainda eram muito diferentes dos atuais.

O Ernanodon antelios é um desses animais. Em 1979, um fóssil já havia sido encontrado na União Soviética, mas estava incompleto. A descoberta mais recente trouxe peças que faltavam na montagem do quebra-cabeça.
 O animal tinha patas fortes e garras grandes ideais para cavar buracos. As escavações podem ter servido na busca por alimentos, por abrigo, ou mesmo pelas duas coisas.

Fósseis de um pangolim chinês moderno (acima) e
do 'Ernanodon' (Foto: Peter Kondrashov/Divulgação)

O atual estudo, publicado pelo “Journal of Vertebrate Paleontology”, concluiu que esse animal está na base da evolução que levou à família dos pangolins – um animal nativo da Ásia e da África que tem o corpo coberto por escamas e se alimenta de insetos.

Outra corrente dizia que ele seria mais próximo dos tatus e dos tamanduás, mas os novos dados desmentiram a hipótese. A melhor compreensão das características e dos hábitos desses mamíferos pode dar dicas de como a evolução dos mamíferos levou aos animais que existem hoje em dia.

“Poucos outros mamíferos fósseis apresentavam tanta controvérsia no mundo científico quanto o Ernanodon, e estamos contentes que o novo esqueleto nos tenha ajudado a resolvê-la”, afirmou Peter Kondrashov, da Universidade AT Still, nos Estados Unidos.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário