segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Centenas de filhotes de tartaruga são soltos em praias do Pacífico

Espécie 'Lepidochelys olivacea' é considerada vulnerável pela IUCN.
Animais foram liberados no litoral do México e da América Central.


 Começou em novembro a época em que centenas de filhotes de tartarugas da espécie Lepidochelys olivacea deixam os ovos e seguem rumo ao Oceano Pacífico, em praias da América Central e do México, para começar um novo ciclo de vida, de acordo com agências internacionais. A espécie é considerada vulnerável pela Lista Vermelha da União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN, na sigla em inglês).

Mais de 1,1 mil filhotes de tartaruga foram liberados na praia mexicana de Mazatlan (Foto: Reuters)

Na praia mexicana de Mazatlan, funcionários de um aquário local soltaram 1,1 mil filhotes para que eles seguissem rumo ao oceano, na quarta-feira (14). A instituição trabalha há mais de 20 anos com conservação da vida marinha. Foram protegidos 4,4 mil ninhos da tartaruga, que no Brasil é conhecida como tartaruga-oliva, e liberados mais de 270 mil filhotes no mar, nestas duas décadas.

Filhote da 'Lepidochelys olivacea' segue rumo ao mar em praia da Nicarágua (Foto: Oswaldo Rivas/Reuters)

 Na praia da reserva ambiental de La Flor, na Nicarágua, centenas de filhotes também foram soltos para seguir rumo ao mar nesta quinta-feira (15), segundo as agências. A rgião costeira está localizada ao sul da capital nicaraguense, Manágua.

Grupo de filhotes de tartaruga se aglomeram em praia de La Flor, na Nicarágua (Foto: Oswaldo Rivas/Reuters)

Mais de 100 mil tartarugas-oliva fazem ninhos todos os anos na praia de La Flor, segundo o Ministério do Meio Ambiente do país. A área litorânea é uma das sete praias na América Central em que as Lepidochelys olivacea montam ninhos, ainda de acordo com o ministério.

Turista fotografa tartaruga em praia nicaraguense (Foto: Oswaldo Rivas/Reuters)

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário