segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Pele de mandíbula de jacaré é mais sensível que tato humano, diz estudo


Parte do corpo de jacarés e crocodilos estaria interligada a rede de nervos.
Sensibilidade a vibrações ajudam répteis a atacar presa rapidamente.


A pele encontrada em mandíbulas de jacarés e crocodilos pode ser mais sensível que a ponta dos dedos de seres humanos, sugere um estudo realizado pela Universidade Vanderbilt, dos Estados Unidos, publicado nesta quinta-feira (8) no periódico científico “The Journal of Experimental Biology”.
De acordo com a pesquisa, essa sensibilidade permite aos animais administrar sua mordida, podendo utilizar sua boca para carregar filhotes -- contribuindo também com a eclosão de ovos-- ou para agarrar uma presa em uma fração de segundo.



A investigação feita pelos cientistas norte-americanos Ken Catania e Duncan Leitch analisou saliências presentes na pele de jacarés e crocodilos, principalmente na parte existente na mandíbula.
Com a ajuda de imagens microscópicas, os pesquisadores identificaram que essas estruturas fazem parte de uma avançada rede de nervos, que possibilitam aos répteis sentir de forma rápida e eficaz vibrações e pressões.
Aquele fio de cabelo
Para obter os resultados, foram feitos testes com jacarés-americanos e crocodilos-do-Nilo em um aquário. Nos testes, foram jogados vários objetos e comidas, com o intuito de descrever a movimentação dos bichos. No entanto, o momento mais surpreendente foi quando um fio de cabelo foi atirado ao aquário.
A queda do fio de cabelo na água, e sua consequente vibração, fez os animais se movimentarem em busca do que havia causado a ondulação da água. Isto comprova que a pele desses répteis é mais sensível que a ponta dos dedos de seres humanos -- uma das partes do corpo humano mais sensíveis ao toque.
Os pesquisadores descobriram ainda que crocodilos e jacarés podem abocanhar suas presas em um tempo de reação de 50 milésimos de segundo, graças à ativação de sua pele sensível. Os estudiosos ainda vão analisar mais detalhes para conseguir descobrir as regiões cerebrais responsáveis por estimular os nervos faciais.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário