segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Pesquisadores descobrem nova espécie de dinossauro no Canadá


'Xenoceratops foremostensis' era herbívoro e tinha 2 toneladas, diz estudo.
'Parente' do triceratops, dinossauro viveu há cerca de 80 milhões de anos.

Pesquisadores do Canadá descobriram uma nova espécie de dinossauro com chifes, "parente" do triceratops, segundo um estudo divulgado nesta quinta-feira (8).
Batizado de Xenoceratops foremostensis, o animal possuía 6 metros de comprimento aproximadamente e pesava mais de 2 toneladas, de acordo com os cientistas. Ele seria herbívoro e teria chifres em posição incomum.
O réptil pré-histórico viveu há cerca de 80 milhões de anos na região de Alberta, no Canadá, segundo o estudo. Ele foi identificado a partir de fragmentos de crânios de três espécimes de dinossauros que haviam sido coletados na década de 1950 e que passaram despercebidos, não tendo sido estudados anteriormente.

Ilustração mostra como seria o 'Xenoceratops foremostensis', dinossauro herbívoro descoberto no Canadá (Foto: Divulgação/Julius Csotonyi/'Canadian Journal of Earth Sciences')

Os fragmentos estavam guardados no Museu Canadense da Natureza, em Ottawa, e foram encontrados pelos pesquisadores Michael Ryan, do Museu de História Natural de Cleveland, nos EUA, e por David Evans, professor da Universidade de Toronto.
"Esta descoberta de uma espécie de dinossauro antes desconhecida mostra a importância de ter acesso às coleções de materiais científicos", disse o paleontólogo do Museu Canadense da Natureza Kieran Shepherd, um dos co-autores da pesquisa, para o site da instituição.
A pesquisa foi publicada no periódico "Canadian Journal of Earth Sciences" nesta quinta-feira (8).

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário