segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Tartaruga marinha morre ao ingerir lixo no Delta do Parnaíba

O animal foi encontrado bastante debilitado por pescadores da região.
As tartarugas-verdes migram longas distâncias procurando alimento.


Uma tartaruga marinha da espécie Chelonia myda, mais conhecida como "tartaruga verde", foi encontrada encalhada no litoral piauiense. Segundo a equipe do projeto Tartarugas do Delta, o animal morreu por ingestão de lixo.

Lixo encontrado no organismo na tartaruga depois de realizar a necropsia (Foto: Divulgação)

O fato foi registrado na quarta-feira (09). A tartaruga media 37,7 cm e havia encostado na embarcação de um pescador da ilha. Percebendo que o animal estava fraco e sem reação, o pescador o retirou da água e realizou os primeiros procedimentos. Apesar dos esforços, a tartaruga não resistiu e morreu.

A equipe do Projeto Tartarugas do Delta está colocando cartazes educativos sobre o comportamento reprodutivo da tartaruga marinha nos estabelecimentos comerciais e placas sinalizadoras distribuídas em diferentes trechos do litoral piauiense.

A tartaruga media 37,7 cm e morreu por conta da ingestão de lixo (Foto: Divulgação)

Segundo a Coordenadora Técnica do projeto, Werlanne Magalhães, a proposta é repassar informações sobre as etapas do processo de desova para que os turístas e comunidade local tenham conhecimento sobre a ocorrência de desovas no litoral piauiense que iniciam nesse período de janeiro e se estende até os meses de julho/agosto.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário