quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Nova espécie de lagarto colorido identificada no Vietnã


Lagarto da espécie Calotes bachae foi previamente confundido com outra espécie, diz estudo

O lagarto, encontrado no Vietnã e chamado de Calotes bachae, era considerado uma outra espécie de lagarto azul encontrada em Myanmar e Tailândia. Uma combinação de análises genéticas e estudando as características de tamanho e escala do animal revelaram que o lagarto pertence à uma nova espécie, de acordo com um artigo publicado esse mês (Janeiro) no jornal Zootaxa.

A primeira vista, a nova espécie parece mais ou menos idêntica a outra espécie de lagarto de cabeça azul do Sudeste Asiático, Calotes mystaceus, disse o principal autor do artigo Timo Hartmann.

O lagarto colorido pode ser visto de longe, mesmo nas densas florestas tropicais do Vietnã

Durante a época de acasalamento, as cores dos lagartos machos - que podem medir até 20 cm de comprimento - se tornam mais vivas e brilhantes, variando do azul cobalto ao turquesa brilhante. Isso serve para atrair fêmeas e intimidar outros machos, disse Hartmann.

Durante o dia a coloração azul e verde do lagarto é impressionante, à noite é marrom escuro, "não apresentando nenhuma coloração brilhante", disse Hartmann, um candidato a Ph.D do Departamento de Herpetologia do Museu Koenig em Bonn, Alemanha.

O novo animal recém identificado foi encontrado em áreas abertas do Parque Nacional  Cat Tien, na densa floresta tropical do Parque Nacional Bu Gia Map e, talvez surpreendentemente, em parques no centro da cidade de Ho Chi Minh.

A descoberta surgiu de um levantamento de répteis e anfíbios no Parque Nacional Cat Tien no Vietnã. Os espécimes do projeto, que até então acreditava-se ser da espécie Calotes mystaceus  foram compartilhados com cientistas russos que trabalham com um banco de dados com códigos de barra de DNA de todas as espécies de répteis e anfíbios do Vietnã.

Genes diferentes, marcas diferentes

Os códigos de barra, que comparam marcas genéticas específicas, revelaram um número significativo de diferenças genéticas entre as espécies já conhecidas e o que agora é conhecida como Calotes bachae. O resultado foi inesperado, mas não incomum, disse o co-autor do estudo Nick A. Poyarkov, do Departamento de Zoologia da Universidade Lomonosov do Estado de Moscow, na Rússia.

"Em muitos casos duas espécies diferentes de sapos ou lagartos podem parecer muito semelhantes, mas tem profunda divergência genética," disse Poyarkov.

Hartmann suspeita que essa surpreendente descoberta aponte para outras espécies de lagartos ainda não identificadas: "Tenho certeza que no Sudeste da Ásia ainda existem muitas novas espécies de lagartos a serem descobertas."

Fonte: Terra Selvagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário