quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Pesquisadores descobrem primeiro mosassauro de água doce


Espécie de réptil viveu há 84 milhões de anos, junto aos dinossauros, e teria se adaptado ao ambiente fluvial do mesmo modo que os botos


Os mosassauros eram lagartos gigantescos que habitavam – e dominavam – os mares durante o Cretáceo Superior, período em que os dinossauros ainda povoavam a Terra. Fósseis encontrados na Hungria mostram que, além de serem os principais predadores dos oceanos, eles também poderiam chegar às águas doces do planeta. As características da nova espécie, Pannoniasaurus inexpectatus, estão descritas em um estudo publicado na revista PLOS ONE nesta quarta-feira. 

Os pesquisadores encontraram mais de 100 ossos pertencentes a mosassauros da espécie Pannoniasaurus inexpectatus (Makadi L, Caldwell MW, Osi A (2012)

Segundo os cientistas responsáveis pelo estudo, a espécie viveu há cerca de 84 milhões de anos, e os maiores espécimes podiam medir até seis metros. Os fósseis sugerem que o Pannoniasaurus inexpectatus possuía membros como o dos lagartos terrestres, um crânio achatado semelhante aos dos crocodilos e uma cauda de formato diferente dos outros mosassauros.

Os pesquisadores encontraram mais de uma centena de ossos do animal em um poço no oeste da Hungria. Ali, havia uma planície que, no passado, era constantemente alagada. Segundo os cientistas, os mosassauros foram parar naquele local após uma dessas inundações. Os fósseis são de um grande número de animais, de idades e tamanhos distintos, e se encontram agora no Museu Húngaro de História Natural.

De acordo com os pesquisadores, essa é a primeira espécie de mosassauro descoberta que viveu em água doce. O estudo aponta que o animal teria se adaptado ao novo ambiente do mesmo modo que os botos, parentes próximos dos golfinhos marinhos, se adaptaram aos rios da Amazônia. “A evidência que dispomos deixa claro que, de modo parecido com algumas linhagens de cetáceos, os mosassauros se adaptavam rapidamente a uma grande variedade de ambientes aquáticos, com alguns grupos invadindo habitats de água doce. O tamanho do Pannoniasaurus faz com que ele seja o maior predador conhecido nas águas desse ambiente”, diz o paleontólogo Laszlo Makadi, do Museu Húngaro de História Natural, e um dos autores do estudo.


CONHEÇA A PESQUISA

Título original: The First Freshwater Mosasauroid (Upper Cretaceous, Hungary) and a New Clade of Basal Mosasauroids

Onde foi divulgada: revista PLOS ONE

Quem fez: László Makádi, Michael W. Caldwell, Attila Ősi 

Instituição: Departamento de Paleontologia e Geologia do Museu Húngaro de História Natural

Dados de amostragem: Mais de 100 fósseis encontrados em uma poço no oeste da Hungria

Resultado: Os ossos pertenciam à espécie Pannoniasaurus inexpectatus. Ao contrário de todos os outros mosassauros já descobertos, ela teria se adaptado para viver em ambientes de água doce.


Saiba mais

MOSASSAURO

Lagartos aquáticos gigantes que habitaram os mares ao redor do planeta no Cretáceo Superior. Apesar de também serem répteis gigantes, eles não eram dinossauros. Eles podiam medir de 3 a 12 metros, e eram os maiores predadores marinhos do período. Seu corpo era parecido com o dos lagartos modernos, com barbatanas no lugar das patas. O nome Mosassauro surgiu por causa do primeiro fóssil do animal, que foi encontrado próximo ao rio Mosa, na Holanda, ainda no século 18.

CRETÁCEO SUPERIOR

Intervalo da escala geológica que vai de 100 milhões a 65,5 milhões de anos atrás. É a última etapa de período Cretáceo, quando as temperaturas do planeta eram um pouco maiores do que hoje em dia. Foi em seu final que os dinossauros foram extintos e surgiram as aves.

Fonte: VEJA online

Nenhum comentário:

Postar um comentário