sexta-feira, 22 de março de 2013

ATHERIS HISPIDA

Atheris hispida é uma espécie de víbora venenosa encontrada na África Central . Ele é conhecido por suas escalas extremamente quilhadas que lhe dão uma aparência quase eriçada. Atualmente, não se sabe quantas subespécies existem.

Descrição

Os machos desta espécie crescer a duração máxima de 73 cm (58 centímetros do corpo, cauda 15 cm). As fêmeas crescem até um máximo de 58 cm. Os machos são surpreendentemente longos e finos em comparação com as fêmeas.
A cabeça tem um focinho curto, ainda mais nos machos do que nas fêmeas. Os olhos são grandes e rodeados por 9-16 na escala circumorbital . As órbitas são separadas por 7-9 escamas. A narina é como uma fenda e é separada do olho por duas escalas. O olho e as supralabiais são separadas por uma única fileira de escamas. O número supralabiais é 7-10, dos quais o quarto é alargado. O corpo é coberto com escamas fortemente alongadas, quilhadas que dão a esta espécie de "peluda", aparência quase eriçada. As escalas ao redor da cabeça e pescoço são as mais longas, diminuindo posteriormente. Já no segmento central, o número na escalas dorsal é 15-19. Existem 149-166 ventrais e 35-64 subcaudaiss . A escala anal é única.

A cobra "Atheris hispida" é uma víbora venenosa encontrada na África Central. Ela é conhecida pelas escamas abertas que lhe dão uma aparência estranha. Os machos chegam a 73 cm enquanto as fêmeas atingem no máximo 58 cm


Nomes comuns

Pele Áspera, Víbora-do-mato, Espinhosa, Víbora-do-arbusto, Víbora-peluda-do-mato, Víbora-cabeluda, dentre outros.
O nome comum "Víbora-peluda-do-mato" deve, no entanto, ser evitado para esta espécie, que provavelmente vai ser confundido com a A. hirsuta, espécie recentemente descoberta, cujo nome específico  significa "peluda".

Distribuição geográfica

África Central: República Democrática do Congo , a sudoeste de Uganda , a oeste do Quênia . A localidade é dada em "Lutunguru, Kivu "(RD Congo).
Há também distribuição de populações isoladas em Kivu e Orientale Províncias na RD Congo, sudeste do Ruwenzori no Uganda e na Floresta Kakamega no oeste do Quênia.

Comportamento

Capaz de subir em juncos e caules, esta espécie é geralmente encontrada em cima de flores e folhas terminais. Atividade principalmente noturna.



Alimentação

Alimenta-se de mamíferos, sapos, lagartos e às vezes pássaros. Às vezes caça por mamíferos como presas no chão.

Reprodução

As fêmeas dão à luz até 12 filhotes de cada vez. Os recém-nascidos têm cerca de 15 cm de comprimento. 

Classificação científica

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Subfilo: Vertebrata
Classe: Reptilia
Ordem: Squamata
Subordem: Serpentes
Família: Viperidae
Subfamília: Viperinae
Gênero: Atheris
Espécie: A. hispida (Laurent , 1955)

Sinônimos

  • Atheris squamigera - Schmidt, 1923
  • Atheris squamiger - Witte, 1933
  • Atheris squamigera squamigera - Witte, 1941
  • Atheris hispida - Laurant, 1955
  • Atheris hispida - Meirte, 1992 

Um comentário: