quinta-feira, 14 de março de 2013

Cientistas descobrem novo réptil voador pré-histórico na Transilvânia


Pesquisadores brasileiros da UFRJ integram grupo que fez a descoberta.
Estudo foi publicado em fevereiro no 'PLoS One'.

Cientistas da Universidade de Southampton, na Grã-Bretanha, descobriram junto com pesquisadores brasileiros do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) um novo tipo de réptil voador pré-histórico.
Batizado de Eurazhdarcho langendorfensis, o pteurossauro teria habitado uma região onde hoje localiza-se a Romênia, segundo o estudo. A pesquisa foi publicada nesta semana no periódico "PLoS One".

Ilustração mostra como seria o pterossauro recém-descoberto na Romênia (Foto: Divulgação/Universidade de Southampton)

Os fósseis datam do período Cretáceo, têm cerca de 68 milhões de anos e foram encontrados em uma região rica em espécimes extintos na Transilvânia, dizem os cientistas.

"O Eurazhdarcho percente a uma família de grandes pterossauros chamada de Azhdarchidae", aponta o pesquisador Darren Naish, um dos autores do estudo.
"Eles possuíam longos pescoços e bicos, e suas asas eram bem adaptadas a seu tamanho. Estruturas nos seus ossos e asas mostram que eles poderiam recolher as asas e andar nas quatro patas se necessário", diz Naish.
Segundo o cientista, o pterossauro possuía cerca de três metros de uma asa até a outra, o que fazia com que ele fosse grande, "mas não gigante". "Isto está se tornando comum com outros fósseis de animais descobertos na Romênia: eles são em geral pequenos em comparação com seus parentes em outros lugares", afirma.
A descoberta é a mais completa de um Azhdarchidae na Europa até agora, dizem os cientistas.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário