sábado, 23 de março de 2013

Duas novas espécies de lagartos descobertas no Peru


Os lagartos foram encontrados no Parque Nacional Cordilheira Azul, em uma área ainda pouco explorada.
Duas novas espécies de lagartos coloridos foram descobertas nas florestas tropicais peruanas, em uma área pouco explorada das montanhas dos Andes, no nordeste do país.

Ambas as espécies de lagartos têm manchas coloridas verdes e marrons que permitem que eles se camuflem nas florestas tropicais.


Os lagartos foram encontrados no Parque Nacional Cordilheira Azul, o terceiro maior parque no país. Uma das espécies, Enyalioides azulae, foi nomeada pela reserva, de acordo com o estudo detalhando as descobertas, que foram publicadas recentemente na revista ZooKeys.

A segunda espécie, Enyalioides binzayedi, é encontrada na mesma região e tem o nome do homem que ajudou a financiar a pesquisa, o cheique Mohamed bin Zayed Al Nahyan, príncipe herdeiro de Abu Dhabi e vice-comandante supremo do exército dos Emirados Árabes Unidos. Al Nahyan criou o Fundo de Conservação de Espécies Mohamed bin Zayed para preservar várias espécies em todo o mundo, de acordo com um comunicado do editor da revista.

Ambas as espécies fazem parte de um grupo de lagartos que os cientistas acreditavam existir apenas algumas espécies. Desde 2008, no entanto, três novas espécies foram encontradas neste grupo, além de duas novas descobertas, sugerindo "que mais espécies podem estar aguardando descoberta em outras áreas ainda não exploradas próximas dos Andes", escreveram os autores no estudo.

"Graças a essas descobertas, o Peru torna-se o país que detém a maior diversidade desses lagartos", disse o autor do estudo e pesquisador peruano Pablo Venegas, no comunicado. "O Parque Nacional Cordilheira Azul é um verdadeiro tesouro para o Peru e deve ser tratado como uma fonte preciosa de exploração da biodiversidade e preservação."

Fonte: Our Amazing Planet

Nenhum comentário:

Postar um comentário