quarta-feira, 27 de março de 2013

Ninho de tartarugas é violado na Praia de Piedade, em Jaboatão, PE


Ovos estavam previstos para eclodir no começo de abril.
Prefeitura do município contabiliza outros dez ninhos ao longo da orla.

Um ninho de tartaruga foi violado na praia de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, Região Metropolitana do Recife. De acordo com o técnico em meio ambiente e secretário-executivo do Comitê de Bacias Hidrográficas Metropolitano Sul, Manoel Tabosa Júnior, o ninho foi encontrado na manhã desta quarta-feira (27) pela brigada ambiental, após uma denúncia.
O técnico ambiental lembra que matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes silvestres sem permissão ou licença é crime - ou seja, violar ninho de tartaruga é crime, com punição que vai de um a quatro anos de cadeira, além de multa. "Contando com esse, são dez ninhos na orla. São monitorados de três a quatro vezes por dia, inclusive durante à noite. Mas ainda assim acabam acontecendo crimes como esse. É muito difícil conseguir um flagrante", explica Tabosa.
Segundo o gerente, a eclosão do ninho violado era prevista para o começo de abril.  A área estava sinalizada com estacas de madeira. "Semana passada, outro ninho foi violado. Encontramos três tartaruguinhas mortas. Estavam perto da eclosão. Cada ninho desse tem de 120 a 180 ovos, sendo que os desafios naturais já fazem com que poucas sobrevivam. E ainda vem pessoas de maldade e destroem o ninho?", queixa-se Tabosa. O caso será denunciado à Polícia Civil do município.


Ninho foi encontrado violado na manhã desta quarta-feira (27), na Praia de Piedade. (Foto: Manoel Tabosa Júnior / Acervo pessoal)

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário