quarta-feira, 3 de julho de 2013

Multiplicação de sapo invasor ameaça crocodilo-anão da Austrália

Crocodilo raro devora anfíbio e acaba morrendo envenenado.
Répteis habitam água doce; populações estão em declínio, afirma pesquisa.

Exemplar macho de crocodilo-anão da Austrália (Foto: Adam Britton/Universidade Charles Darwin/AFP)

Cientistas lançaram um alerta nesta quarta-feira (3) de que a proliferação de sapos de uma espécie invasora na Austrália está ajudando a eliminar populações inteiras de um tipo de crocodilo-anão, nativo do país, que chega a medir até 1,5 metro de comprimento.

Segundo a agência de notícias France Presse, pesquisadores da Universidade Charles Darwin estavam estudando os impactos da proliferação dos sapos em rios, riachos e lagos e constataram que houve grande declínio no número de crocodilos-anões de água doce, tipo de réptil considerado raro.
O desaparecimento está ocorrendo principalmente no norte do país, diz a agência. Segundo o jornal britânico "Guardian", os crocodilos-anões se envenenam quando tentam comer os sapos e acabam morrendo.

Sapo invasor que está ameaçando crocodilo raro
(Foto: Rob Elliott/AFP)

"Nós sabíamos que anfíbios acabam sendo a causa da morte de crocodilos de água doce, mas agora estamos preocupados porque esse tipo de sapo em específico parece estar tendo grande impacto nas populações de crocodilos-anões", disse o pesquisador Adam Britton à publicação.
Os crocodilos-anões, segundo o cientista, "não possuem muitas fontes de alimento alternativas e têm tamanho reduzido", fatores que contribuem para o desaparecimento. "Encontramos cadáveres de crocodilos. Perto deles, carcaças de sapos com marcas de mordidas feitas pelos reptéis nas costas", disse ele, em entrevista ao "Guardian".

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário