sábado, 17 de agosto de 2013

20 Curiosidade sobre Jurassic Park

1. Nos 127 minutos de filme, apenas 15 minutos mostram dinossauros. Desses 15, nove são dedicados a bonecos mecânicos (na técnica conhecida como "animatrônica"), e seis a animações feitas a partir da computação gráfica.



2. O casal de doutores Ellie Sattler e Ian Malcolm (vividos por Jeff Goldblum e Laura Dern) saiu das telas de "Jurassic Park" para a vida real. Depois de se conhecerem durante as filmagens, eles engataram um relacionamento e chegaram a ficar noivos entre 1995 e 1997, ano em que "O Mundo Perdido: Jurassic Park" foi lançado.



3. Após o primeiro longa, pesquisadores descobriram evidências de que os temidos Velociraptores possuíam penas, o que fez com que o Spielberg adicionasse uma discreta plumagem nas criaturas do segundo filme.



4. Os Raptors, aliás, eram muito menores no mundo jurássico. Tinham cerca de 50 cm de altura, quase do tamanho de uma galinha. Durante as filmagens, no entanto, paleontólogos descobriram a existência de uma espécie de três metros, os Utahraptors.




5. Christina Ricci, Laura Linney, Dylan McDermott e Tom Sizemore foram reprovados em testes para o filme. Jim Carrey chegou a ser considerado para o personagem Ian Malcolm (Jeff Goldblum). Jodie Foster, Sigourney Weaver e Michelle Pfeiffer também foram cogitadas para o papel da doutora Ellie Sattler (Laura Dern)



6. Apesar de toda a tecnologia empregada nos efeitos visuais, a interface da "webcam" que o personagem Dennis Nedry (Wayne Knight, o Newman da série Seinfeld) usa para se comunicar é, na verdade, uma mera reprodução de um vídeo do player Quicktime, da Apple.



7. Boa parte do realismo de "Jurrasic Park" pode ser creditado à sua profundidade sonora. Não por acaso, foi o primeiro filme a utilizar o sistema DTS (Digital Theater Systems), baseado em vários canais de áudio. Spielberg, aliás, era um dos investidores do formato nos anos 1990.



8. Steven Spielberg teve a ideia da cena que mostra um copo d"água vibrando à medida que o Tiranossauro se aproxima após perceber que o espelho retrovisor de seu carro balançava ao som da banda Earth, Wind & Fire. Para conseguir o efeito nas telas, ele utilizou o som de uma guitarra.



9. "Jurassic Park" chegou aos cinemas dos EUA no dia 11 de junho de 1993, mas poderia ter sido antes. Em 11 de setembro de 1992, o furacão Iniki atingiu a ilha de Kauai, no Havaí, paralisando as gravações. A tempestade foi a mais intensa já registrada no arquipélago americano National Oceanic and Atmospheric Administration.



10. A cena em que o T-Rex aparece e devora um dinossauro onívoro Galimimo foi gravada na ilha de Oahu, no Havai. Foi a única tomada ao ar livre fora de Kauai, por causa do furacão Iniki.



11. O embrião de "Jurassic Park" data de 1983. Na época, Michael Crichton tentou escrever um roteiro sobre um pterodáctilo clonado a partir de um ovo. Após ver sua trama rejeitada várias vezes, o escritor alterou a história, originalmente construída a partir do ponto de vista de uma das crianças. 



12. Como a trama se passa em uma ilha fictícia do oceano Pacífico, perto da Costa Rica, a produção chegou a considerar as filmagens no país. Mas a ideia foi abortada após o governo costarriquenho proibir a construção de estradas para a equipe chegar às locações. 



13. Parece difícil de acreditar, mas os Velociraptors que aparecem em algumas cenas (especialmente as da cozinha) nada mais são do que animadores vestindo trajes de borracha. Em "Jurassic Park 3", eles chegaram a usar "calças Raptor" em planos mostrando apenas as pernas da criatura.



14. Apesar do realismo, a criação de dinossauros em laboratório mostrada no filme é cientificamente impossível de acontecer. Segundo cientistas, o material genético armazenado no sangue de insetos fossilizados, que serviu de base para a clonagem, duraria, no máximo, 7 milhões de anos. Os dinossauros foram extintos há cerca de 65 milhões de anos.



15. O espectador mais observador sabe que os doutores John Hammond e Ian Malcolm estão vestidos sempre, respectivamente, de roupas brancas e pretas. E isso não é por acaso. A ideia de Spielberg era ressaltar a diferença de personalidade entre eles: Hammond, sonhador, e Malcom, realista.



16. O diretor planejava filmar um longa sobre "ER", outro livro de Michael Crichton. O projeto não foi para frente, mas, pouco tempo depois, deu origem ao seriado homônimo, transformado em "Plantão Médico" no Brasil. A série revelou o ator George Clooney para o mundo. 



17. Diferenças entre versões: no roteiro original, Donald Gennaro (Martin Ferrero) e Ian Malcolm (Jeff Goldblum) eram combinados em um único personagem, e Robert Muldoon (Bob Peck) sobrevivia no final. No livro, Gennaro e Muldoon sobrevivem, e John Hammond e Malcolm morrem.



18. Um bebê triceratope foi construído para uma cena em que uma das crianças o montaria. Técnicos em efeitos especiais trabalharam por um ano na cena, mas ela foi cortada pouco antes do lançamento. Na opinião de Spielberg, ela prejudicava o ritmo da narrativa.



19. George Lucas trabalhou na pós-produção do filme. E foi supervisionando esse trabalho que ele teve a certeza de que a tecnologia já havia alcançado o patamar necessário para retomar "Star Wars". O quarto filme da saga, "Star Wars Episódio 1: A Ameaça Fantasma", foi lançado em 1999.



20. O final original do filme era diferente. Mostrava Alan Grant (Sam Neill) atirando em um Velociraptor e, em seguida, usando o esqueleto do T-Rex para matar outro. Spielberg percebeu que precisava de uma última cena com o Tiranossauro e acrescentou o final que se tornaria clássico.



Fonte: UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário