terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Cientistas encontram pela 1ª vez fósseis de dinossauros da Arábia

Ossadas de 72 milhões de anos foram achadas na Arábia Saudita.
Essa região, atualmente desértica, era localizada na costa da África.

Da France Presse

Pedaços de fósseis de dinossauros encontrados na Árabia Saudita. Acima, ossada de titanossauro; abaixo fragmentos de abelisauridae (Foto: Benjamin P. Kear/PLOS One)

Uma equipe internacional de paleontólogos identificou pela primeira vez duas espécies de dinossauros que viveram na atual Península Arábica.

Os pesquisadores encontraram ossadas de cerca de 72 milhões de anos no noroeste da Arábia Saudita, na costa do Mar Vermelho, informou um comunicado da Universidade de Uppsala.

Essa região, atualmente desértica, era localizada na época na costa da África, e possuía um clima equatorial, enquanto que "a massa terrestre da Arábia estava principalmente sob a água".

Os ossos são das vértebras caudais de titanossauro, um herbívoro da família dos saurópodes que media "aproximadamente mais de 20 metros de comprimento", e dentes de abelisauridae, um bípede carnívoro da família de terópodes de cerca de seis metros.

"Estes são os primeiros dinossauros de taxonomia reconhecível que são relatados na Península Arábica", explicou o paleobiólogo australiano da Universidade de Uppsala, Benjamin Kear.

"Os fósseis de dinossauros são excepcionalmente raros na Península Arábica, com apenas um punhado de ossos altamente fragmentados na literatura até o momento", acrescentou.

Mapa mostra antiga localização da Arábia Saudita e local
onde foram encontrados os fósseis
(Foto: Reprodução/PLOS One)
Isto é devido à escassez de rochas sedimentares transportadas pelos rios nesta região na era dos dinossauros. "Dinossauros semelhantes foram encontrados no norte da África, em Madagascar e tão distante como na América do Sul", lembrou a universidade.

A descoberta, feita por pesquisadores suecos, australianos e da Arábia Saudita durante escavações realizadas sob os auspícios das autoridades sauditas, é descrita em uma edição da revista "PLOS One" lançada no final de dezembro.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário