quarta-feira, 16 de abril de 2014

Descoberto o maior predador terrestre da Europa

O 'Torvosaurus gurneyi' tinha 10 metros de altura, pesava até 5 toneladas e viveu há 150 milhões de anos

Ilustração de 'Torvosaurus gurney'. Seus fósseis foram encontrados no norte de Lisboa,
em Portugal (Sergey Krasovskiy/Divulgação/VEJA)

Uma nova espécie de dinossauro que seria o maior carnívoro terrestre europeu há 150 milhões de anos foi descoberta ao norte de Lisboa, em Portugal. Chamado Torvosaurus gurneyi, o predador tinha 10 metros de altura e pesava de 4 e 5 toneladas. Seus fósseis foram encontrados por paleontólogos da Universidade Nova de Lisboa e publicados nesta quarta-feira no periódico Plos One.

Foram as análises de sua tíbia, mandíbula superior, dentes e uma parte das vértebras da cauda que mostraram aos cientistas que se tratava de um dinossauro desconhecido, que viveu no período Jurássico (entre 199 milhões e 145 milhões de anos). Sua cabeça media pouco mais de um metro, da face à parte posterior do crânio, e tinha dentes afiados de quase 10 centímetros, o que indica que provavelmente o novo dinossauro estava no topo da cadeia alimentar, alimentando-se de outros dinossauros menores.

Família Torvosaurus – A nova espécie é a segunda do gênero Torvosaurus a ser descoberta. A primeira aconteceu no final dos anos 1970 e habitava a América do Norte. "Ele era um predador feroz. O Torvosaurus não tinha rival durante o Jurássico tardio. É o equivalente ao T. Rex, mas 80 milhões de anos antes", afirma Octávio Mateus, um dos autores do estudo. 

(Com AFP)

Fonte: Veja

Nenhum comentário:

Postar um comentário