segunda-feira, 2 de junho de 2014

Cobra-boca-de-algodão

Habitat

As cobras boca de algodão vivem no sudeste dos Estados Unidos, sendo a maioria encontrada na Flórida e na Georgia, mas também podem ser encontradas em águas escuras - córregos, lagoas, valas ao lado de estradas, pântanos, canais e manguezais. Diferentemente de cobras aquáticas sem venenos, bocas de algodão nadam acima do nível da água com suas cabeças à mostra e não escalam árvores. Essas cobras normalmente andam em terra seca, mas preferem ficar perto de fontes de água, onde encontram a maior parte de sua comida.

Aparência

Cobras boca de algodão são chamadas assim devido ao interior branco de suas bocas e gargantas, que elas mostram quando querem se defender. As cobras adultas possuem uma coloração escura, entre marrom e preto, mas cobras jovens podem ter salpicados e faixas de colorações brilhantes. As bocas de algodão possuem uma linha escura através de sua cabeça, sobre seus olhos e seus cumes nasais, para que não seja possível ver os olhos dela sobre a água. Seu corpo largo pode variar entre 60 cm e 2 metros de comprimento, essa cobra possui uma cabeça grande e triangular. Como outras víboras de fosso, a boca de algodão possui depressões, ou fossas, em sua cabeça e mandíbula.



Comportamento

Essas cobras são mais ativas entre abril e outubro durante o dia, mas também são vistas por todo o ano em algumas áreas. Quando o clima fica extremamente quente, as bocas de algodão podem caçar a noite também. Elas costumam se aquecer sob o sol em pedras ou troncos caídos, podendo até mesmo ficar em estradas perto de fontes de água. Se uma boca de algodão é ameaçada, ela se encaracolará e abrirá sua boca para parecer mais assustadora. Os machos lutam pelas fêmeas durante o início do verão e as fêmeas costumam ter entre 1 e 15 filhotes vivos no outono a cada dois ou três anos. Enquanto essas cobras defendem seu território (diferentemente de cobras d'água inofensivas, que fogem quando confrontadas), se tiverem uma chance, fugirão para segurança. A maioria das bocas de algodão atacam humanos quando são pisadas acidentalmente ou quando um pescador bota a mão na água para pegar um peixe fisgado.

Presas

Elas comem uma grande quantidade de animais daninhos, como ratos e camundongos, assim como sapos e outras cobras. Elas costumam ser encontradas na margem de corpos aquáticos que estão secando, se alimentando de peixes que ficaram presos. As jovens possuem uma calda pintalgada de uma cor amarela brilhante, que elas usam para atrair suas presas.

Como todas as víboras de fossa, como as cascavéis e as cabeças de cobre, as cobras boca de algodão são peçonhentas. No entanto, a maioria das mordidas das bocas de algodão não são fatais e a maioria das pessoas se recuperam completamente depois de receber tratamento médico apropriado. Essas cobras são corajosas e, normalmente, não são espantadas facilmente, porém se forem deixadas as sós irão eventualmente escapar e caçar uma presa mais palatável. Nunca tente pegar uma boca de algodão. Se você acidentalmente pisar em uma, ela provavelmente atacará por medo, mas se possível ela tentará fugir. Se for mordido, procure cuidados médicos imediatamente.

Seu veneno é hemotóxico, ou seja, destrói os tecidos, destrói e danifica seus órgãos e impede o processo de coagulação de sangue, ou seja, resumindo sua mordida é fatal.

Sua mordida é extremamente dolorosa, porem a cobra em si não costuma ser agressiva, e nem ataca se não for provocada ou ameaçada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário