segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Dinossauros: nem répteis, nem mamíferos, uma espécie intermediária

Os dinossauros não tinham o sangue frio como o dos répteis de hoje em dia, nem o sangue quente como os mamíferos e os pássaros modernos, conclui uma pesquisa divulgada em 14 de junho deste ano pela revista "Science".



Esses animais tinham uma temperatura intermediária, como revelam as análises dos anéis de crescimento dos ossos fossilizados de várias espécies, assim como a evolução de seu tamanho, desde o nascimento até a idade adulta.

Os pesquisadores da Universidade de Novo México, dirigidos pelo biólogo John Grady, compararam resultados em uma base de dados de 400 animais mortos e vivos.

Desse modo, chegaram à conclusão de que os dinossauros, desaparecidos há 65 milhões de anos, estão em uma categoria intermediária de temperatura corporal - entre os répteis, que regulam sua temperatura com o meio externo, e mamíferos e pássaros, que têm mecanismos internos.

Os dinossauros estariam, então, próximo de espécies como os atuns e alguns tipos de tartarugas e tubarões.

Desde a descoberta dos primeiros fósseis de dinossauros no século XIX, os cientistas debatem se são animais de sangue frio, ou quente.

Nesse estudo, os cientistas consideraram que, ao ter um metabolismo intermediário, os dinossauros conseguiram se tornar animais grandes e se impor no ecossistema, já que não precisavam comer tanto quanto os mamíferos para manter sua temperatura.

Fonte: AFP e Portal UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário