segunda-feira, 20 de julho de 2015

Cientistas descobrem na China o maior dinossauro com asas do mundo

Primo do velociraptor, aquele dos filmes de 'Jurassic Park', o 'Zhenyuanlong suni' viveu há 125 milhões de anos e era coberto por plumas coloridas


As penas do novo dinossauro provavelmente funcionavam com propósitos sexuais, para atrair os pares para o acasalamento(Chuang Zhao/Divulgação)

Paleontologistas que trabalhavam na China descobriram o fóssil do maior dinossauro com asas do mundo. O Zhenyuanlong suni viveu há 125 milhões de anos e é um "primo" do velociraptor, famoso por ser um dos principais dinossauros nas histórias dos filmes Jurassic Park e Jurassic World. Seu corpo, com aproximadamente dois metros de comprimento, era coberto de plumas coloridas - assim como os últimos estudos científicos demonstram ser o velociraptor.

Os fósseis do novo dinossauro foram encontrados durante uma expedição na parte ocidental da província de Liaoning, nordeste chinês, região rica em vestígios de dinossauros com penas. O estudo com a descrição completa da nova espécie foi publicado no periódico Scientific Reports.

Segundo os cientistas, as asas do predador não eram usadas para voo por serem muito curtas. Provavelmente funcionavam para propósitos sexuais, pois as cores das penas deveriam atrair os pares (como os pavões de hoje usam sua bela cauda).

Um dos autores do estudo, Junchang Lu, do Instituto de Geologia da Academia Chinesa de Ciências Geológicas, conta que foi surpreendido por encontrar um fóssil de uma espécie ainda desconhecida na região. A parte ocidental da província de Liaoning foi o local onde as primeiras espécies de dinossauros com penas foram achadas, na década de 1990. "Descobrir o Zhenyuanlong suni indica que há uma diversidade ainda maior de dinossauros emplumados do que pensávamos", concluiu Junchang Lu.

Fonte: http://veja.abril.com.br/noticia/ciencia/cientistas-descobrem-na-china-o-maior-dinossauro-com-asas-do-mundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário