terça-feira, 14 de julho de 2015

Presas do maior dinossauro carnívoro do Japão são descobertas em Nagasaki



Dentes fossilizados de dinossauro encontrados em Nagasaki

Paleontólogos japoneses encontraram em Nagasaki, no sul do Japão, duas presas fossilizadas pertencentes ao maior dinossauro carnívoro já descoberto no país asiático, anunciou nesta terça-feira (14) o Museu de Dinossauros de Fukui, no leste do país.

Os fósseis se encontravam em uma camada de terra de aproximadamente 81 milhões de anos, por isso sua datação corresponde ao período Cretáceo Superior, o último no qual viveram a maioria dos grupos de dinossauros.

Acredita-se que as duas presas pertenciam a um dinossauro de aproximadamente dez metros de comprimento, e se trata da primeira descoberta no Japão de um exemplar da família dos tiranossaurídeos (Tyrannosauridae).

As presas foram encontradas em 2014 em uma área de Nagasaki onde também foram encontrados antes outros fósseis, que ainda precisam ser identificados, por isso os especialistas consideram que a área "foi habitat de várias espécies de dinossauros", revelou o responsável pela descoberta, Kazunori Miyata, em entrevista à agência local "Kyodo".

As presas fossilizadas, de cerca de 8 centímetros de comprimento e quase 3 centímetros de espessura, faziam parte da mandíbula inferior do dinossauro, e serão exibidas no Museu de Dinossauros de Fukui a partir de sexta-feira.

Os especialistas consideram que a descoberta permitirá refinar a classificação das espécies de dinossauros que existiram na Ásia e a estimativa de seus tamanhos, em um continente onde foram poucas as descobertas de fósseis pertencentes a grandes carnívoros do Cretáceo.

Os tiranossaurídeos existiram nos continentes americano e asiático entre 83 e 66 milhões de anos atrás e suas diferentes subespécies podiam atingir de cinco a até dez metros de comprimento. 
 
Fonte: EFE

4 comentários:

  1. Cadê o nome ? Como se chama a espécie

    ResponderExcluir
  2. Caro Leonardo Muzi, você leu e compreendeu a matéria? Os restos fossilizados ainda estão em fase de análise e estudo, acredita tratar-se da família dos tiranossaurídeos (Tyrannosauridae). Sabe-se que esta família abrange dinossauros de grande porte.

    ResponderExcluir
  3. Sim,li. Nai sou cego, então como se explica uma dada especie ser apresentada no museu se nem sua origem e aceita e de teoria duvidosa.

    Uma especie para ser catalogada leva tempo,e fora que tem que se ter coerência e certeza que não se é uma especie já descoberta.

    Vão exibir as presas com qual identificação ? Desconhecida
    Só pode.

    ResponderExcluir
  4. Você já visitou o "depósito" de um museu? Lá se encontram milhares de ossos que jamais foram catalogados. Embora isso pareça o cúmulo do absurdo é bastante comum. Para você ter ideia, já teve diversos casos de erros de catalogação de espécies e erros na classificação. Isso é comum, ainda não sabemos muito, embora achamos que sabemos tudo. Como dizia Sócrates, "eu só sei que nada sei".

    ResponderExcluir